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Title: Mapeamento da experiência do paciente com suspeita do Transtorno do Espectro Autista ao realizar exame BERA
Other Titles: Mapping the experience of patients with suspected Autism Spectrum Disorder when undergoing BERA testing
Authors: TREVISAN, Kátia Gonçalves de Lima
MONTEIRO, Sabrina Gasparelli
Advisor: MAURO, Paulo Sérgio Gaudêncio
Other contributor: DUCATTI, José Alexandre
ALVES, Erick Kayk Neves
type of document: Artigo científico
Keywords: Transtorno do espectro autista;Avaliação de ações de saúde pública;Planejamento de assistência ao paciente;Dados qualitativos
Issue Date: 26-Jun-2024
Publisher: 121
Citation: TREVISAN, Kátia Gonçalves de Lima; MONTEIRO, Sabrina Gasparelli. Mapeamento da experiência do paciente com suspeita do Transtorno do Espectro Autista ao realizar exame BERA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2024
Abstract: O presente trabalho aborda a utilização do mapeamento da experiência de pacientes com suspeita de autismo ao realizar o exame BERA, um dos exames fundamentais para o diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a necessidade de adaptar os procedimentos clínicos para atender às necessidades específicas. Considerando a relação entre a realização do processo até o exame BERA e o UX Design, é utilizado o estudo qualitativo que visa compreender as percepções dos pacientes com suspeita de TEA na etapa desse processo, com o objetivo de promover uma experiência mais inclusiva e positiva, visando melhorar os processos de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de uma instituição do noroeste paulista. A observação foi realizada entre janeiro e maio de 2024, envolvendo em média de 320 pacientes. Realizar exames BERA, pode ser complexo e estressante para o paciente com suspeita de TEA. Com o mapeamento da experiência do paciente é possível detalhar os pontos de dor e sugerir melhorias no atendimento, como a criação de ambientes sensorialmente adaptados; a utilização de tecnologias como tablets para facilitar o registro e a orientação dos pacientes; inclusão de estratégias de atendimento personalizado por funcionários treinados; utilização de tecnologias para acalmar os pacientes e investimento no equipamento que realiza o exame. Essas melhorias visam minimizar o estresse e otimizar a experiência do paciente com suspeita de TEA, contribuindo para um atendimento mais eficiente e empático.
This paper discusses the use of experience mapping for patients suspected of having autism when undergoing the BERA test, one of the fundamental tests for the diagnosis and treatment of Autism Spectrum Disorder (ASD), highlighting the need to adapt clinical procedures to meet specific needs. Considering the relationship between the process leading up to the BERA exam and UX Design, this qualitative study aims to understand the perceptions of patients with suspected ASD at this stage of the process, with the aim of promoting a more inclusive and positive experience, in order to improve the health care processes in the Unified Health System (SUS) of an institution in the northwest of São Paulo. The observation was carried out between January and May 2024, involving an average of 320 patients. Performing BERA tests can be complex and stressful for patients with suspected ASD. By mapping the patient experience, it is possible to detail the pain points and suggest improvements in health care procedures, such as: the creation of sensorially adapted environments; the use of technologies such as tablets to facilitate patient registration and orientation; personalized care strategies by trained staff; the use of technologies to calm patients and investment in the equipment that performs the exam. These improvements aim to minimize stress and optimize the experience of patients with suspected ASD, contributing to more efficient and empathetic health care conditions.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23425
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