Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23352
Título: Um estudo sobre a procura de serviços de tratamentos alternativos na cidade de Indaiatuba
Título(s) alternativo(s): A study on the demand for alternative treatment services in the city of Indaiatuba
Autor(es): FERREIRA, Vinicius Prates
Orientador(es): CALDAS, Leila Ribeiro de
Outro(s) contribuidor(es): ZOTTE JUNIOR, Laerte
MARTINS, Teresa Helena Buscato
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Consumidor;Medicina alternativa
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Vinicius Prates. Um estudo sobre a procura de serviços de tratamentos alternativos na cidade de Indaiatuba, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Resumo: Na atualidade, os consumidores têm buscado cada vez mais tratamentos de saúde considerados alternativos, evitando o uso de procedimentos e medicamentos convencionais, que são largamente difundidos pela medicina moderna. Nesse contexto, os serviços de saúde na cidade de Indaiatuba possuem estrutura para direcionar todos os cidadãos para as especialidades que condizem com suas condições. Abordamos no presente projeto um levantamento dos conceitos de serviços, da medicina moderna e da medicina alternativa. Este estudo enfatizou a busca por opções alternativas com base em uma pesquisa que foi realizada com prestadores de serviços da cidade de Indaiatuba, por meio de perguntas abertas, em um questionário elaborado e aplicado pelo autor. Um segundo questionário também foi aplicado com moradores da cidade, por meio de perguntas fechadas, permitindo coletar informações sobre o assunto no panorama de potenciais consumidores dos serviços de saúde alternativos. O objetivo foi investigar quais as razões para o aumento da procura por tais serviços e quais tipos são os mais procurados. Para respaldar e melhor informar o estudo, no projeto está presente também um levantamento das chamadas práticas integrativas ao Sistema Único de Saúde Brasileiro, bem como o detalhamento de algumas das práticas disponíveis na cidade. Esse levantamento orientou a definição de quais práticas integrativas (tratamentos alternativos) foram abordadas na pesquisa. Também estão descritos os procedimentos metodológicos usados para efetivar a pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio da construção de gráficos. Os resultados obtidos determinaram que a demanda por Práticas Integrativas e Complementares ocorre na maioria das vezes por curiosidade em experimentar algumas das práticas, a Acupuntura foi a prática mais procurada, assim como as demais ela é usada tanto como forma única de tratamento ou simultaneamente ao uso das opções convencionais. Os consumidores declararam buscar nos tratamentos alternativos o equilíbrio emocional e a consciência corporal, além de desenvolver o autoconhecimento e atenuar os sintomas que são os gatilhos para o consumo de remédios alopáticos e/ou processos cirúrgicos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23352
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINICIUS PRATES FERREIRA.pdf
  Restricted Access
566.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.