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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23209
Título: | Autonomia no aprendizado de idiomas estrangeiros |
Título(s) alternativo(s): | Autonomy in learning foreign languages |
Autor(es): | FRONTERA, Adam Cavalcante |
Orientador(es): | LUVIZARI-MURAD, Lidiane Hernandez |
Outro(s) contribuidor(es): | FERNANDES, Edilene Gasparini BAROCHELO JUNIOR, Raynaldo Cruz |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Pesquisa educacional;Ensino e aprendizagem;Língua inglesa |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Editor: | 121 |
Referência Bibliográfica: | FRONTERA, Adam Cavalcante. Autonomia no aprendizado de idiomas estrangeiros. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2024. |
Resumo: | Resumo: O ensino autônomo no aprendizado de línguas estrangeiras é caracterizado pela gestão de um
indivíduo dos próprios estudos, contemplando a liberdade de escolha dos conteúdos a serem estudados,
estratégias e técnicas que melhor se adequam a suas necessidades, sem a intervenção direta de um instrutor, supervisor ou professor. Este estudo tem como objetivo explorar o conceito do ensino autônomo, destacando sua influência e benefícios sobre o aprendizado de idiomas dentro e fora do ambiente acadêmico e se seu uso como alternativa de aprendizado para indivíduos em situações de dificuldade socioeconômica (ou outros obstáculos) que os impedem de prosseguir com seus estudos em instituições de ensino convencionais como, por exemplo, cursos particulares, é viável. Para isso, foi utilizado a metodologia de pesquisa exploratória com estudo de caso, combinando a análise de artigos relacionados ao tema, pesquisa quantitativa com uma amostra de 31 estudantes e pesquisa qualitativa com entrevista estruturada para melhor entender a relação entre o desenvolvimento e proficiência em línguas estrangeiras e o que leva as pessoas a optar por se tornarem adeptos do ensino autônomo no aprendizado de idiomas, desse modo, apresentando a estratégia do ensino autônomo e da autonomia como um fator chave para o desenvolvimento contínuo da língua e como uma alternativa acessível e eficiente de estudo. Learner autonomy on foreign language learning is characterized by an individual’s management of their own studies, contemplating the liberty to choose the content to be studied, strategies and techniques that better suit their necessities without direct intervention from an instructor, supervisor or teacher. This study aims to explore the concept of learner autonomy, highlighting its influence and benefits on language learning in and outside the academic environment and if its use as a learning alternative to individuals facing socio-economic difficulties (or other obstacles) that prevent them from proceeding with their studies in conventional educational institutions such as private courses is viable. To this end, the methodology used was exploratory research and case study, combining the analysis of articles related to the topic, quantitative research with a sample of 31 students and qualitative research with structured interviews aiming to better understand the relation correlation between the development and proficiency on foreign languages and what leads people to choose to become adept to learner autonomy on language learning, thus presenting the strategy of autonomous learning and learner autonomy as a key factor for continuous language development and as an accessible and efficient study alternative. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23209 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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