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Título: Dos delitos e das penas das salas de aula: Caps, uma chave para o combate de doenças mentais nas escolas públicas do ensino médio do estado de São Paulo
Autor(es): CLEIM, Mauricio
FERREIRA, Marcia
GOMES, Pablo
Orientador(es): SOARES, Juliano Pinto da Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Políticas públicas;Saúde mental
Data do documento: 2024
Editor: 221
Referência Bibliográfica: CLEIM, Mauricio; FERREIRA, Marcia; GOMES, Pablo. Dos delitos e das penas das salas de aula: Caps, uma chave para o combate de doenças mentais nas escolas públicas do ensino médio do estado de São Paulo. 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Serviços Jurídicos) – ETEC Jardim Ângela, São Paulo, 2024.
Resumo: O objetivo desta monografia é comprovar por meio de entrevistas via forms os problemas que alunos sentem em relação a suas saúdes mentais, no âmbito escolar. Com o devido interesse de fundamentar o quesito mais abstrato do direito até o surgimento de uma das políticas públicas mais importantes para o tratamento psicossocial do Brasil. Sendo abordado tanto a etimologia e compreensão do direito até a sua evolução no Brasil. Com um estudo e contemplação da definição e surgimento de uma política pública, abordando, o mínimo existencial e o fomento público, sendo fundamental para entender, como uma política pública como o CAPS surge para a sociedade. Também, contemplando a origem até o funcionamento da política pública estudada (CAPS) e sua relação com os jovens. Por fim, entendendo como os alunos se sentem em relação a escola, tanto em confiar na instituição quanto, se a própria é causadora de problema psicológicos proveniente e pressão. Podendo concluir, que as escolas são grandes vetores de desenvolvimento de problemas mentais, ignorando os alunos, cobrando responsabilidades sociais e pressões sobre o futuro.
The aim of this monograph is to prove, through interviews via forms, the problems that students experience in relation to their mental health at school. With the interest of substantiating the most abstract issue of law until the emergence of one of the most important public policies for psychosocial treatment in Brazil. The etymology and understanding of the law and its evolution in Brazil are addressed. With a study and contemplation of the definition and emergence of a public policy, addressing the existential minimum and public promotion, being fundamental to understanding how a public policy such as CAPS emerges for society. It also covers the origins and functioning of the public policy studied (CAPS) and its relationship with young people. Finally, understanding how students feel about school, both in terms of trusting the institution and whether it causes psychological problems and pressure. The conclusion is that schools are major vectors for the development of mental problems, ignoring students, demanding social responsibilities and pressures on the future.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23202
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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