Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23177
Título: Análise da viabilidade socioeconômica da utilização do compartilhamento de bicicletas elétricas no município de Indaiatuba
Título(s) alternativo(s): Analysis of the socioeconomic feasibility of using electric bicycle sharing in the city of Indaiatuba
Autor(es): BORGES, Juçara Pereira Souza
Orientador(es): GOMES, José William Pinto
Outro(s) contribuidor(es): RODRIGUES, Talita Annunciato
COSTA, Barbara Regina Lopes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sustentabilidade;Consumidor;Economia
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: BORGES, Juçara Pereira Souza. Análise da viabilidade socioeconômica da utilização do compartilhamento de bicicletas elétricas no município de Indaiatuba, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: A visão panorâmica do atual cenário da sustentabilidade trouxe um novo consumidor que busca organizações que trabalhem pela conscientização e mobilização das pessoas para um consumo menos desenfreado e mais consciente. O consumidor moderno está cada vez mais exigente pois hoje possui poder de opção de compra, podendo escolher comprar ou não determinado produto ou serviço. Mediante ao comportamento desse consumidor as organizações têm buscado se reinventar direcionando parte de suas atividades a chamada Economia Compartilhada, um modelo social e econômico baseado no conceito de compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais. Dentre as contribuições desse novo paradigma, pode-se destacar o seu impacto no setor de transporte se apresentando como uma possibilidade de melhoria da mobilidade urbana de várias cidades. A bicicleta elétrica se insere nesse cenário por ser um veículo econômico e de fácil acesso inclusive para classes de baixa renda. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar se os serviços de compartilhamento de bicicletas elétricas têm uma demanda em potencial também nas classes sociais de baixa renda na cidade de Indaiatuba. Como processo metodológico a pesquisa se deu através de um questionário e uma análise de natureza quantitativa, sendo possível quantificar o ambiente. O estudo classifica-se como descritivo, uma vez que buscou analisar a viabilidade socioeconômica voltada para a um determinado grupo de consumidor. Como resultado o estudo aponta grande aceitação da bicicleta elétrica por parte da população da cidade de Indaiatuba, inclusive pela classe menos favorecida, sendo esses considerados consumidores em potencial. Para finalizar, o estudo traz conteúdo que agrega valor podendo servir de consulta para todos que se interessam pelo tema e buscam aprimorar o conhecimento.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23177
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUÇARA PEREIRA SOUZA BORGES.pdf
  Restricted Access
655.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.