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Title: O estudo da língua alemã como base para a construção da competência intercultural no secretariado
Authors: SOUZA, Victoria Cristina Barbosa de
Advisor: FRANCO, Cristina Camargo Alberts
Other contributor: LIMA, Maria do Carmo Ferreira de
MELLO, Suzana Campos de Albuquerque
type of document: Monografia
Keywords: Língua alemã;Competência profissional;Automação de escritórios
Issue Date: Jun-2024
Publisher: 002
Citation: SOUZA, Victoria Cristina Barbosa de. O estudo da língua alemã como base para a construção da competência intercultural no secretariado, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Abstract: A profissão de secretário exige que a capacidade de comunicação em línguas estrangeiras, como a alemã, por exemplo, ultrapasse o domínio linguístico e que haja também habilidades para se lidar com diferenças culturais no ambiente corporativo. Em muitos casos, o secretário será o profissional dentro de uma organização responsável pela mediação e ponte comunicativa entre os colaboradores. Diante desse cenário, cabem os seguintes questionamentos: é possível construir uma competência intercultural a partir do aprendizado da língua estrangeira? E como essa construção pode ser feita durante o processo de aprendizado? Com o objetivo de entender e responder a essas questões, o presente trabalho de conclusão de curso buscou identificar os elementos interculturais que são oferecidos aos alunos do curso de Automação de Escritórios e Secretariado da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, enquanto cursam a disciplina de Alemão, para que seja construída uma competência intercultural. Para isso, foi realizada uma pesquisa investigativa e dedutiva, que se caracterizou por duas etapas: a primeira foi uma análise bibliográfica do livro didático Schritte international Neu 1 A.1 utilizado pelos semestres iniciais de Alemão do curso de Automação de Escritórios e Secretariado da FATEC-SP; na segunda etapa foi realizada a distribuição de um questionário de pesquisa aos alunos que cursam e cursaram a disciplina de Alemão para entender suas percepções sobre o aprendizado da língua e sobre competência intercultural. Por meio das respostas obtidas pelos alunos e das análises realizadas, foram alcançados resultados positivos acerca da construção da competência intercultural por meio do aprendizado da língua alemã. Dessa forma, foi possível concluir que aprender o idioma alemão no curso de Secretariado fornece elementos para que se adquira uma competência intercultural.
The profession of secretary requires communication skills in foreign languages, such as German, to go beyond linguistic proficiency and the ability to deal with cultural differences in the corporate environment. In many cases, the secretary will be the professional within an organization responsible for mediating and bridging communication between employees. Given this scenario, the following questions arise: is it possible to build intercultural competence through learning a foreign language? And how can this be achieved during the learning process? With the aim of understanding and answering these questions, this end-of-course work sought to identify the intercultural elements that are offered to students on the Office Automation and Secretarial course at the São Paulo Faculty of Technology, while they are studying German, in order to build intercultural competence. To this end, an investigative and deductive study was carried out which consisted of two stages: the first was a bibliographical analysis of the textbook Schritte international Neu 1 A.1 used by the initial semesters of German on the Office Automation and Secretarial course at FATEC-SP; the second stage involved distributing a questionnaire to students taking and having taken German in order to understand their perceptions of language learning and intercultural competence. The answers obtained by the students and the analysis carried out showed positive results regarding the construction of intercultural competence through learning German. It was therefore possible to conclude that learning German on the secretarial course provides elements for acquiring intercultural competence.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23163
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