Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23136
Título: Controladoria em microempresas: a influência de um controle financeiro na distinção das finanças organizacionais e pessoais do empresário
Título(s) alternativo(s): Controllership in micro-enterprises: the influence of control financial in the distinction between organizational and personal finances of the businessperson
Autor(es): ZEQUINI, Gustavo Henrique Marchesani
Orientador(es): LEANDRO, Cláudio Roberto
Outro(s) contribuidor(es): GIUSTI, Wylds Carlos
OLIVEIRA, Alexandre Rodrigues de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Microempresas;Fluxo de caixa;Controladoria
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: ZEQUINI, Gustavo Henrique Marchesani. Controladoria em microempresas: a influência de um controle financeiro na distinção das finanças organizacionais e pessoais do empresário, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: Em microempresas, por conta da quantidade reduzida de funcionários, o controle financeiro pode se concentrar nas mãos do próprio empresário. Dessa forma, pode haver a união entre as finanças empresariais e as finanças pessoais do empresário, o que possibilita ocasionar diversos problemas gerenciais, desde a falta de capital suficiente para o cumprimento de suas obrigações correntes à falência. Nesse contexto, a existência de uma controladoria interna poderia evitar com que essa união acontecesse, reduzindo tais ocorrências e problemas futuros. Este trabalho tem como objetivo verificar como os microempresários controlam as suas empresas e identificar a influência de um setor financeiro no controle empresarial. A metodologia se realizou por meio de uma revisão bibliográfica e pelo levantamento dos dados através da coleta das respostas dos empresários sobre a pesquisa de campo efetuada. Os resultados obtidos pela pesquisa de campo e pela inferência dos dados por meio de ferramentas estatísticas apresentaram que a existência de um setor financeiro independente do empresário possibilita um processo decisório mais assertivo nas finanças empresariais, além de possibilitar definir, de maneira mais precisa, a própria remuneração. A coleta dos resultados possibilitou ainda inferir que um setor financeiro resulta em um maior controle de fluxo de caixa e planejamento financeiro.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23136
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO HENRIQUE MARCHESANI ZEQUINI.pdf
  Restricted Access
986.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.