Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23126
Título: | Mulheres nos cursos de T.I. e sua participação no mercado de trabalho: Uma análise por série temporal usando power BI |
Título(s) alternativo(s): | Women in IT courses and their participation in the job market: A time series analysis using Power BI |
Autor(es): | LOPES, Amile Araujo LONGHINI, Camila Rocha |
Orientador(es): | PEPECE JUNIOR, Antônio Rafael |
Outro(s) contribuidor(es): | MACHADO, Andréia de Oliveira GOMES JUNIOR, Júlio Marcos |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Desigualdades;Mercado de trabalho |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Editor: | 275 |
Referência Bibliográfica: | LOPES, Amile Araujo; LONGHINI, Camila Rocha. Mulheres nos cursos de T.I. e sua participação no mercado de trabalho: Uma análise por série temporal usando power BI. S.P, 2024. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em tecnologia da informação). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2024 |
Resumo: | A equidade de gênero e a inclusão das mulheres na área de Tecnologia
da Informação (TI) são desafios de relevância global, principalmente por
se tratar de uma área ascendente tanto ao surgimento das profissões do
futuro quanto à remuneração e ao número de vagas disponíveis, porém
predominantemente masculinas. Este artigo propõe investigar a
representação de gênero nos cursos de Tecnologia da Informação no
ensino superior brasileiro, entre os anos 2017 e 2022, bem como no
mercado de trabalho desta área, e avaliar o progresso em direção a uma
maior representatividade feminina no setor. Utiliza dados do Censo
Educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP), e ferramentas como Excel e Power BI para
identificar tendências e padrões sobre o tema. Por meio de estudos
bibliográficos e descritivos com abordagens longitudinais e
qualiquantitativas, o artigo contribui para a discussão sobre igualdade de
gênero e inclusão, além de fornecer insights sobre as tendências
recentes na área de TI no contexto brasileiro. Gender equality and the inclusion of women in the Information Technology (IT) area are challenges of global relevance, especially as this is an up and-coming area, both in terms of the emergence of the professions of the future and in terms of remuneration and the number of job vacancies available, but which is predominantly male. This article sets out to investigate gender representation in Information Technology courses in Brazilian higher education between 2017 and 2022, as well as in the job market in this area, and to assess progress towards greater female representation in this environment. It uses data from the educational census of the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP) and tools such as Excel and Power BI software to identify trends and patterns on the subject. Through bibliographical and descriptive studies with longitudinal and qualitative quantitative approaches, the article contributes to the discussion on gender equality and inclusion, as well as providing insights into recent trends in the IT area in the Brazilian context. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23126 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mulheres nos cursos de T.I. e sua participação no mercado de trabalho Uma análise por série temp.pdf | 483.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.