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Title: Planejamento estratégico na agricultura familiar
Other Titles: Strategic planning for family farming
Authors: MAGRO, Jefferson Diego Sestari
GÓIS, José Vicente Cândido
Advisor: SOARES, Júlio César Marques
Other contributor: FERNANDES, Carolina Martins
FUNICHELLO, Marina
type of document: Monografia
Keywords: Agricultura familiar;Planejamento agrícola;Desenvolvimento rural
Issue Date: Dec-2021
Publisher: 157
Citation: MAGRO, Jefferson Diego Sestari; GÓIS, José Vicente Cândido. Planejamento estratégico na agricultura familiar. Orientador: Júlio Cezar Marques Soares. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Agronegócios) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente,
Abstract: O cenário atual é influenciado pela globalização gerando padronização da produção e do consumo, concentrando grande parte do processo de agregação de valor fora das propriedades rurais e apresentando um contexto desfavorável aos pequenos produtores, pois os grandes produtores que produzem em larga escala possuem mecanismos de negociação podendo-se manter ativos, já os pequenos que produzem em baixa escala não possuem recursos para investir e competir de forma equivalente frente ao mercado. Dentro deste contexto, o agricultor familiar para conseguir sobreviver diante à complexidade de um ambiente de constantes mudanças e competitividade acirradas deve ter como ferramenta o planejamento estratégico. Com isso é preciso que o agricultor familiar conheça seu negócio, mercado, suas funções, sendo coerente em perceber que não existe uma metodologia universal de planejamento estratégico, pois as propriedades rurais se diferem em suas características. Para o sucesso da implantação do planejamento estratégico é importante que o agricultor familiar tenha uma visão de que todos devem estar envolvidos no processo e que o processo seja formal, a fim de melhor gerenciar o processo administrativo, tendo assim resultado positivo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa mostrando a importância de um adequado planejamento estratégico para a agricultura familiar. Os resultados evidenciaram que não há um modelo de planejamento estratégico pronto para o agricultor familiar. O planejamento varia em função da atividade e do tipo de mercado em que estejam inseridos. Assim, o planejamento deve ser um modelo flexível e ter o modelo de gestão participativa, o que facilitará a busca de soluções, visto que haverá um número maior de visões. Ainda pode-se entender que o agricultor familiar poderá utilizar-se de parcerias para conseguir executar de forma mais eficiente seu planejamento, seja esta parceria com clientes e/ou colaboradores internos. Um planejamento eficaz deve ter como norteador, o comprometimento das partes envolvidas e disto advirá a redução de perdas.
The current scenario is influenced by globalization, generating standardization of production and consumption, concentrating much of the process of adding value outside rural properties and presenting an unfavorable context for small producers, as large producers that produce on a large scale have negotiation mechanisms assets can be maintained, since the small ones that produce on a small scale do not have the resources to invest and compete in an equivalent way in the market. Within this context, the family farmer, in order to survive in the face of the complexity of an environment of constant change and fierce competitiveness, must have strategic planning as a tool. With this, it is necessary that the family farmer knows his business, market, his functions, being coherent in realizing that there is no universal methodology for strategic planning, as rural properties differ in their characteristics. For the successful implementation of strategic planning, it is important that the family farmer has a vision that everyone must be involved in the process and that the process is formal, in order to better manage the administrative process, thus having a positive result. Therefore, the objective of this work is to develop a research showing the importance of an adequate strategic planning for family farming. The results showed that there is no ready-made strategic planning model for the family farmer. The planning varies depending on the activity and the type of market in which they are inserted. Thus, planning must be a flexible model and have a participatory management model, which will facilitate the search for solutions, since there will be a greater number of visions. It can still be understood that the family farmer can use partnerships to be able to execute their planning more efficiently, whether this partnership with customers and/or internal collaborators. Effective planning must be guided by the commitment of the parties involved and this will result in the reduction of losses.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23113
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