Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23089
Título: | Sustentabilidade socioambiental como instrumento de diferenciação e competitividade mercadológica |
Título(s) alternativo(s): | Socio-environmental sustainability as an instrument of differentiation and market competitiveness |
Autor(es): | SILVA, Carla Micheli da SANTOS, Queren Silva dos |
Orientador(es): | LIMA, Thiago Hernandes de Souza |
Outro(s) contribuidor(es): | PEPECE JUNIOR, Antônio Rafael OLIVA, Rafael Augusto |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Sustentabilidade;Responsabilidade social |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Editor: | 275 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Carla Michelida; SANTOS, Queren Silva dos. Sustentabilidade socioambiental como instrumento de diferenciação e competitividade mercadológica. S.P, 2024. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2024. |
Resumo: | No cenário empresarial contemporâneo, as certificações ambientais não
apenas diferenciam empresas no mercado, mas também são imperativas
para promover sustentabilidade e responsabilidade social. Essas
certificações validam práticas ambientais responsáveis e demonstram um
compromisso claro com o meio ambiente e as comunidades. Ao adotá las, as empresas não só melhoram sua reputação junto a consumidores
conscientes, mas também reduzem custos operacionais, melhoram
eficiência energética e acessam novos mercados. Além dos benefícios
econômicos, as certificações promovem empregos verdes e contribuem
para o desenvolvimento local sustentável. A revisão da literatura abordou
o impacto das certificações, a evolução do pensamento ambientalista, a
integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a
gestão ambiental nas organizações. Apesar dos desafios como custos
iniciais elevados e resistência organizacional, investir em certificações
ambientais e alinhar-se aos ODS representa uma vantagem competitiva
decisiva e uma necessidade ética no contexto global atual. In the contemporary business scenario, environmental certifications not only differentiate companies in the market, but are also imperative to promote sustainability and social responsibility. These certifications validate responsible environmental practices and demonstrate a clear commitment to the environment and communities. By adopting them, companies not only improve their reputation among conscious consumers, but also reduce operating costs, improve energy efficiency and access new markets. In addition to the economic benefits, certifications promote green jobs and contribute to sustainable local development. The literature review addressed the impact of certifications, the evolution of environmentalist thinking, the integration of the UN Sustainable Development Goals and environmental management in organizations. Despite challenges such as high initial costs and organizational resistance, investing in environmental certifications and aligning with the SDGs represents a decisive competitive advantage and an ethical necessity in the current global context. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23089 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sustentabilidade socioambiental como instrumento de diferenciação e competitividade mercado.pdf Restricted Access | 302.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.