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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23001
Título: | Certificação na agroindústria cosmética |
Título(s) alternativo(s): | Certification in cosmetic agroindústria |
Autor(es): | MACEDO, Flávia Cristina Alves de |
Orientador(es): | PIERRE, Fernanda Cristina |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Consumo;Sustentabilidade;Recursos naturais |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | 112 |
Referência Bibliográfica: | MACEDO, Flávia Cristina Alves de. Certificação na agroindústria cosmética, 2019. Artigo Científico (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2019. |
Resumo: | Em um mercado capitalista, onde o foco é acima de tudo o lucro, muitas vezes não há
preocupação com a qualidade do produto, as condições de trabalho em que se é produzido e
os prejuízos ambientais causados. Diante disso, o consumidor tem o direito de saber, por
meios imparciais e confiáveis se o produto que está adquirindo vem de encontro com suas
necessidades e valores. A forma mais segura no mercado hoje de ter essa certeza é por meio
dos selos de certificação, os quais estabelecem padrões mínimos a fim de regulamentar e
certificar as matérias primas que devem ser usadas, as normas a serem seguidas, a diferença
dos produtos naturais e dos produtos orgânicos, se foram usados animais em seus testes, entre
outros. Nesse cenário, marketing verde é uma nova variação do marketing, dando espaço para
os chamados Selos Verdes, quais certificam produtos que apresentam menor impacto no meio
ambiente, se comparado aos demais disponíveis no mercado, afim de conscientizar seus
consumidores. Sendo assim, o foco das certificações é gerar confiança no consumidor e
agregar valor ao produto no mercado, tendo em vista o diferencial e segurança que tais selos
garantem, pois assegura principalmente, a qualidade e a sustentabilidade. Este tem o objetivo
de salientar a busca da indústria cosmética por produtos sustentáveis e de baixo impacto
ambiental, como está sendo a aceitação do mercado para estes produtos, as diferenças entre
cosméticos convencionais, orgânicos, naturais e veganos, suas certificadores, certificações e
especificações. In a capitalist market, where the focus is above all profit, there is often no concern about the quality of the product, the working conditions in which it is produced and the environmental damage caused. Given this, the consumer has the right to know, through impartial and reliable means, if the product he is buying comes in accordance with his needs and values. The safest way on the market today to have this certainty is through certification seals, which set minimum standards to regulate and certify the raw materials that should be used, the standards to be followed, the difference of natural products and of organic products, if animals were used in their tests, among others. In this scenario, green marketing is a new variation of marketing, giving space to so-called Green Stamps, which certify products that have less impact on the environment, compared to the others available in the market, in order to raise awareness among consumers. Therefore, the focus of certifications is to generate consumer confidence and add value to the product in the market, given the differential and safety that such seals guarantee, as it mainly ensures quality and sustainability. The goal is to emphasize the search of the cosmetic industry for sustainable and low environmental impact products, such as the acceptance of the market for these products, the differences between conventional, organic, natural and vegan cosmetics, their certifiers, certifications and specifications. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23001 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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