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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22975
Title: | O custo como uma ferramenta para elaboração do preço de venda. |
Other Titles: | Cost as a tool for preparing the sales price. |
Authors: | OLIVEIRA, Adriel Pires OLIVEIRA, Alexandre Felipe de ANDRADE, Naiara Aparecida Valério de |
Advisor: | PASCUI JUNIOR, João Donizeti |
Other contributor: | PASCUI JUNIOR, João Donizeti CANADA, Maurício Flávio BELUCI NETO, Abraim |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Contabilidade;Ferramentas;Controle de custos;Preços;Vendas |
Issue Date: | Dec-2018 |
Publisher: | 138 |
Citation: | OLIVEIRA, Adriel Pires de; OLIVEIRA, Alexandre Felipe de; ANDRADE, Naiara Aparecida Valério de, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Contabilidade) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2018. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo geral elaborar uma ferramenta de custeio para
apropriação direta de custos. Tendo como objeto de estudo o custo como uma
ferramenta para elaboração do preço de venda. O trabalho descreve a trajetória da
contabilidade de custos, desde o seu surgimento até o seu fortalecimento nos dias
atuais, retrata sobre os princípios contábeis aplicados a contabilidade de custos, as
classificações e tipos de custos existentes, conceitos de despesas, margem de
contribuição, ponto de equilíbrio e classificação de estoques (através de revisão
bibliográfica em livros e na internet). Retrata sobre o que é necessário para a formação
do preço de venda, ressaltando a importância dos custos para essa elaboração e para
tomada de decisões. Para sua concretização, foi realizado um estudo de caso na
padaria de um supermercado de médio porte na cidade de Fernandópolis. Foram
utilizados dois questionários de perguntas abertas e fechadas, aplicados junto aos
clientes e a alguns colaboradores da empresa, na pretensão de analisar os resultados
através de uma visão crítica. Constatou-se que havia a necessidade da criação de
uma ferramenta de custeio. Após sua aplicação, concluiu-se que a formação ágil e
confiável do preço de venda contribui para tomadas de decisões e crescimento no
volume de vendas, atingindo as necessidades dos clientes. The present work has as general objective to elaborate a tool of costing for direct appropriation of costs. Having as object of study the cost as a tool to elaborate the sale price. The paper describes the trajectory of cost accounting, from its inception to its strengthening in the present day, portrays accounting principles applied to cost accounting, classifications and types of costs, expenditure concepts, contribution margin, point equilibrium and inventory classification (through bibliographic review in books and on the internet). It portrays what is necessary for the formation of the sale price, emphasizing the importance of the costs for this elaboration and for making decisions. For its accomplishment, a case study was carried out in the bakery of a medium-sized supermarket in the city of Fernandópolis. Two questionnaires of open and closed questions were used, applied to the clients and some employees of the company, in the pretension to analyze the results through a critical vision. It was found that there was a need to create a costing tool. After its implementation, it was concluded that the agile and reliable formation of the sales price contributes to decision making and growth in the sales volume, reaching the needs of the customers. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22975 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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