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Título: Desenvolvimento de chatbot para empresas de pequeno porte
Autor(es): SOUZA, Adriano Ferreira de
SILVA, Cauê Demarchi da
Orientador(es): PEREIRA, Samaris Ramiro
Outro(s) contribuidor(es): SOUZA, Jediane Teixeira de
CHIARA, Ana Claudia Wabizczewicz de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comunicação digital;Inteligência artificial
Data do documento: Dez-2021
Editor: 126
Referência Bibliográfica: SOUZA, Adriano Ferreira de; SILVA, Cauê Demarchi da. Desenvolvimento de chatbot para empresas de pequeno porte. 2021. Trabalho de conclusão de curso ( Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios ) - Faculdade de Tecnologia "Adib Moisés Dib". São Bernardo do Campo, 2021.
Resumo: O chatbot é uma ferramenta tecnológica automatizada que facilita o atendimento de empresas de pequeno, médio e grande porte com os clientes que utilizam os seus serviços ou produtos. Com o avanço tecnológico cada vez mais acelerado, e o aprimoramento da inteligência artificial, surgiram diferentes sistemas que atendem às necessidades da comunicação, como os chatbots. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um chatbot que facilite o processo de troca de informações entre clientes e pequenas empresas. Esta pesquisa fundamenta-se na contribuição de vários autores que em seu material original discutiram a cerca de assuntos como a comunicação nas organizações, atendimento humanizado, o avanço na tecnologia e sua capacidade de imitar os humanos, inteligência artificial e sua aplicação nos chatbots e a maneira que isso pode auxiliar as empresas, reduzindo os custos com contratações de funcionários na área de atendimento e tempo de resposta para os clientes. Este chatbot foi criado com o apoio da plataforma Manychat, utilizando-se da praticidade para o desenvolvimento da ferramenta e aproveitando de sua fácil integração com outras plataformas, como o Facebook, uma rede social global e Whatsapp, um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz. O objetivo foi atingido, tendo como resultado uma interface de conversação automatizada capaz de contribuir com o atendimento ao cliente e sanar as suas principais dúvidas em relação ao produto ou serviço que uma empresa presta.
The chatbot is an automated technological tool that facilitates the attendance of small, medium and large companies with customers who use their services or products. With the accelerated technological advancement, and the improvement of artificial intelligence, different systems that meet the needs of communication have emerged, such as chatbots. This project has a goal to develop a chatbot that facilitates the process of information exchange between customers and small businesses. This research is based on the contribution of several authors who in their original material discussed issues such as communication in organizations, humanized customer service, the advancement in technology and its ability to imitate humans, artificial intelligence and its application in chatbots and the way it can help companies, reducing costs with hiring employees in the service area and response time for customers. This chatbot was created with the support of the Manychat platform, using the practicality of developing the tool and taking advantage of its easy integration with other platforms like Facebook, a global social network, and Whatsapp, a multiplatform application for instant messaging and voice calls. The goal was achieved, having as a result an automated conversation interface capable of contributing to customer service and answering their main questions regarding the product or service that a company provides.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22905
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