Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22901
Título: Agricultura 4.0: monitoramento e controle de um sistema de irrigação integrado com uma nuvem de Internet das Coisas (IoT)
Título(s) alternativo(s): Agriculture 4.0: monitoring and control of an irrigation system integrated with an Internet of Things (IoT) cloud
Autor(es): MARTINS, José Henrique Rampazzo
Orientador(es): ROQUE, Wellington
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, André Luiz
GONÇALVES, Jones Artur
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Agricultura de precisão;Irrigação de precisão
Data do documento: 10-Jun-2019
Editor: 105
Referência Bibliográfica: MARTINS, José Henrique Rampazzo. Agricultura 4.0: monitoramento e controle de um sistema de irrigação integrado com uma nuvem de Internet das Coisas (IoT), 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Resumo: A internet das coisas possui inúmeras aplicações e um dos setores que vem se beneficiando dessa tecnologia é a agricultura, permitindo um melhor controle, monitoramento e redução dos impactos ambientais relacionados a agricultura. O projeto tem como finalidade auxiliar o produtor rural no monitoramento e controle do sistema de irrigação permitindo uma melhor tomada de decisão referente aos custos (energia, água, insumos agrícolas) utilizados no processo. Com isso, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um sistema de monitoramento e controle de irrigação integrado a uma nuvem IoT que auxilie o produtor para uma melhor tomada de decisão. Para atingir esse objetivo foram utilizados sensores de umidade do solo, um sensor de vazão YF-S201, um módulo HC-12 para transmissão de dados, todos conectados a um Arduino, no qual, foi desenvolvido um programa para gerenciar os dispositivos. Também foi utilizado um shield ethernet que ficou responsável por conectar Arduino a rede, com isso, possibilitando o envio de dados para a nuvem ThingSpeak por meio do protocolo API Rest. Os resultados obtidos na calibração e nos testes do módulo sensor de umidade do solo apresentaram variação alta na leitura dos dados medidas pelo sensor. Já o módulo HC-12 teve um comportamento eficiente no envio e receptação dos dados de acordo com os testes realizados. A ThingSpeak apresentou ser de fácil configuração e visualização dos dados em gráficos. Conclui-se que o projeto permite ajudar o usuário no monitoramento e controle do sistema de irrigação auxiliando no gerenciamento dos custos envolvidos no processo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22901
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Henrique Rampazzo Martins.pdf
  Restricted Access
2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.