Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22899
Título: Desenvolvimento de um sistema IoT (Internet das Coisas) para monitoramento de pH com a Plataforma Arduino Uno
Título(s) alternativo(s): Development of an IoT (Internet of Things) system for pH monitoring with the Arduino Uno Platform
Autor(es): PINHEIRO, Aline
Orientador(es): ROQUE, Wellington
Outro(s) contribuidor(es): ARANTES, Janaine Cristiane de Souza
GONÇALVES, Jones Artur
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Protocolos de comunicação;Sensores de redes
Data do documento: 10-Jun-2019
Editor: 105
Referência Bibliográfica: PINHEIRO, Aline. Desenvolvimento de um sistema IoT (Internet das Coisas) para monitoramento de pH com a Plataforma Arduino Uno, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Resumo: Para discutir questões ambientais, uma das maiores preocupações são com recursos hídricos. A água representa condição de sobrevivência para os seres, e sua qualidade é de extrema relevância para inúmeras finalidades, com maior responsabilidade quando se trata do abastecimento para o ser humano. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi elaborar um sistema de monitoramento de pH (Potencial de Hidrogênio) com o microcontrolador Arduino Uno. Para atingir o objetivo os dados foram monitorados e enviados para uma Cloud IoT, chamada ThingSpeak para possíveis consultas por meio de uma API (Application Programming Interface). Para o desenvolvimento do projeto foi utilizado um sensor de medição de pH modelo PH-4502C conectado ao Arduino utilizando portas analógicas que ficou responsável por ler um valor tensão enviado pelo sensor. Um programa desenvolvido no Arduino fez a conversão desse valor de tensão para o valor de pH (0 a 14). Além da calibração do sensor, foram realizados alguns testes com diferentes tipos de soluções (alcalina, neutra e ácida) para testar a calibração e realizar algumas análises da precisão do sensor. Após os testes os dados foram enviados para a plataforma ThingSpeak por meio de uma arquitetura REST API. Os resultados dos dados dos sensores realizados nos ensaios mostraram um comportamento esperado dentro dos valores prédeterminados para cada solução após a calibração do sensor. Conclui-se que o sistema pode ser utilizado por empresas que necessitam monitorar o pH sendo que a plataforma ThingSpeak fornece uma API para integração com outros sistemas, sendo Web ou Mobile por exemplo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22899
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE PINHEIRO.pdf
  Restricted Access
1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.