Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22806
Title: | Sistema de monitoramento remoto de falhas em truques de trens metropolitanos |
Authors: | RAMALHO, Evaristo |
Advisor: | TORRES, Cláudio Rodrigo |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Segurança veicular;Metrô |
Issue Date: | Dec-2019 |
Publisher: | 126 |
Citation: | RAMALHO, Evaristo. Sistema de monitoramento remoto de falhas em truques de trens metropolitanos. 2019. Trabalho de conclusão de curso ( Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial ) - Faculdade de Tecnologia" Adib Moisés Dib". São Bernardo do Campo, 2019. |
Abstract: | A superlotação dos meios de transporte tem se tornado cada vez mais comum nas médias e grandes cidades. Entre estes, os modais metroferroviários são responsáveis por grande fatia do total de usuários transportados. Para garantir seu bom funcionamento, os trens passam necessariamente por inspeções em sua parte inferior, onde estão as rodas que tem contato com os trilhos, os equipamentos de tração e freio e em muitos, casos, o sistema de captação da energia elétrica. Um fator que limita a duração e a frequência destas inspeções é a necessidade de parar o trem e manobrá-lo para uma área de manutenção onde é possível observar os pontos críticos do equipamento. Em paralelo, as tecnologias e métodos de manutenção preditiva tem evoluido consideravelmente, tornando viáveis inspeções durante o funcionamento das máquinas e dimunuindo a necessidade de paradas para inspeção. A partir deste cenário, este projeto propõe um sistema de monitoramento remoto de falhas em trens metropolitanos, tendo como princípio a medição de temperatura em pontos específicos dos truques destes trens e a captura de imagens fotográficas, ambos em locais de parada das composições durante a prestação de serviço, além da medição de vibração durante a movimentação dos trens em um trecho operacional da linha. Com recursos de automação industrial, foi desenvolvido um sistema supervisório capaz de armazenar e exibir as imagens e dados captados nessas medições em um monitor, além de emitir alertas e gerar arquivos com histórico, possibilitando inspeções e acompanhamentos remotos da situação destas partes críticas dos trens. Overcrowding has become increasingly common in medium and large cities. Among these, the railroads are responsible for a large share of the total users transported. To ensure their proper functioning, the trains necessarily undergo inspections at the bottom, where are the wheels that have contact with the rails, the traction and brake equipment and in many cases, the system of electricity collection. One factor that limits the duration and frequency of these inspections is the need to stop the train and maneuver it to a maintenance area where critical equipment points can be observed. In parallel, predictive maintenance technologies and methods have evolved considerably, making inspections during machine operation feasible and reducing the need for inspection stops. From this scenario, this project proposes a remote failure monitoring system in metropolitan trains, having as a principle the temperature measurement at specific points of the tricks of these trains and the capture of photographic images, both at the stopping places of the compositions during the rendering. vibration measurement while moving trains on an operating section of the line. With industrial automation capabilities, a supervisory system has been developed that can store and display the images and data captured in these measurements on a monitor, as well as issuing alerts and generating historical files, enabling remote inspections and monitoring of the situation of these critical parts of the trains. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22806 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia.pdf Restricted Access | monitoramento de trens | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.