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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22734
Title: | Braillin: impressora de braile |
Other Titles: | Braillin: braille printer |
Authors: | ANDRADE, Bruna Marques de LOURENÇO, Davi da Silva NEVES, Giovanna Serafim ARAÚJO, Gregory Lima de ARAÚJO, João Vitor Carlos de Almeida |
Advisor: | CHIMENES, Eder Fiori Saraiva |
Other contributor: | CHIMENES, Eder Fiori Saraiva SOUZA, Carlos Ronny de SANTOS, Douglas dos MESQUITA, Antonio Rogério |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Publicação em braille;C++ (linguagem de programação) |
Issue Date: | 19-Jun-2024 |
Publisher: | 128 |
Citation: | ANDRADE, Bruna Marques de; LOURENÇO, Davi da Silva; NEVES, Giovanna Serafim; ARAÚJO, Gregory Lima de; ARAÚJO, João Vitor Carlos de Almeida. Braillin: impressora de braile. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico de Informática) – Etec de Mauá, Mauá, 2024. |
Abstract: | O Braille é um código de escrita e leitura adaptada para pessoas com deficiência visual, realizada através do tato, utilizando combinações de pontos em relevo. O sistema, teve origem a partir de uma criptografia militar chamada "sonografia", que consistia em representar sons através de pontos em relevo em um papel. Após conhecer a linguagem, Louis Braille, a adaptou, simplificou e aprimorou para beneficiar a si mesmo e a todos os cegos, criando, assim, o Braille. É evidente que a inclusão proporcionada pelo Braille desempenha um papel crucial na inclusão de pessoas com deficiência visual. Ao disponibilizar materiais adaptados, é possível garantir que pessoas portadoras tenham acesso ao mesmo conteúdo que indivíduos não deficientes, promovendo assim a igualdade de oportunidades de aprendizado. Portanto, também auxilia o desenvolvimento da autonomia e independência, permitindo que absorvam conhecimento de forma eficaz, sem depender de terceiros.Braille is a writing and reading code adapted for people with visual impairments, carried out through touch, using combinations of raised dots. The system originated from a military cryptography called "sonography", which consisted of representing sounds through raised dots on paper. After learning about the language, Louis Braille adapted, simplified and improved it to benefit himself and all blind people, thus creating Braille. It is clear that the inclusion provided by Braille plays a crucial role in the inclusion of people with visual impairments. By making adapted materials available, it is possible to ensure that people with disabilities have access to the same content as non-disabled individuals, thus promoting equal learning opportunities. Therefore, it also helps the development of autonomy and independence, allowing them to absorb knowledge effectively, without depending on others. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22734 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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