Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22685
Título: A influência da liderança na gestão de empresas familiares: análise de casos - Leite de Rosas, Filtros Europa e Lojas Arapuã
Título(s) alternativo(s): The influence of leadership on the management of family businesses: case analysis - Leite de Rosas, Filtros Europa and Lojas Arapuã
Autor(es): SANTOS, Bruna Lopes
SILVA, Lara Kesse Rodrigues da
Orientador(es): FISCHER, Luciana
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Empresas familiares;Liderança;Estrutura organizacional
Data do documento: Nov-2023
Editor: 175
Referência Bibliográfica: SANTOS, Bruna Lopes; SILVA, Lara Kesse Rodrigues da. A influência da liderança na gestão de empresas familiares: análise de casos - Leite de Rosas, Filtros Europa e Lojas Arapuã. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.
Resumo: O artigo analisou a importância da gestão e da liderança em empresas familiares. Ao abrir uma empresa, os gestores acreditam que a gestão deve ser baseada na tradição familiar e, por isso, não fazem um planejamento adequado, definindo lideranças e cargos. Algumas empresas conseguem se sair bem nesse sentido, mas há uma tendência maior de as empresas familiares falirem, e a maioria delas entra nas estatísticas daquelas que fecham as portas após apenas dois anos de existência. Uma empresa familiar pode ter sucesso entre seus concorrentes, mostrando as vantagens dessas empresas, como: maior facilidade de comunicação e maior participação das equipes em decisões importantes. Porém, existem desvantagens como: fácil atrito, falta de estrutura e poder descentralizado. Com este estudo foram abordadas estratégias para a gestão de empresas familiares e exemplos de duas empresas familiares bem-sucedidas e uma mal-sucedida no cenário mercadológico brasileiro.
The article analyzed the importance of management and leadership in family businesses. When starting a business, managers believe that management should be based on family tradition and so they don't plan properly, defining leadership and positions. Some companies manage to do well in this respect, but there is a greater tendency for family businesses to fail, and most of them enter the statistics of those that close their doors after just two years of existence. A family business can succeed among its competitors by showing the advantages of these companies, such as: easier communication and greater team participation in important decisions. However, there are disadvantages such as: easy attrition, lack of structure and decentralized power. This study looked at strategies for managing family businesses and examples of two successful and one unsuccessful family business in the Brazilian market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22685
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2023_2_brunalopessantos_ainfluenciadaliderancanagestaodeempresasfamiliares.pdf
  Restricted Access
929.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.