Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22633
Título: | Fatores motivacionais para permanência dos alunos do curso de gestão empresarial |
Título(s) alternativo(s): | Motivational factors for students to stay on the business management course |
Autor(es): | AZEVEDO, Felipe Dagô Escobar de |
Orientador(es): | BICALHO, Simone Tiemi Taketa |
Outro(s) contribuidor(es): | SILVA, Benedito Carlos Florêncio MELIKARDI, Anelissa Castilho Gerth |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ensino superior;Motivação |
Data do documento: | 10-Jun-2019 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | AZEVEDO, Felipe Dagô Escobar de. Fatores motivacionais para permanência dos alunos do curso de gestão empresarial, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019. |
Resumo: | O grande desafio das instituições de ensino como a de nível superior tecnológico é a permanência escolar, uma vez que diversos fatores internos e externos influenciam da permanência do estudante. Desta forma trabalho tem como objetivo geral levantar junto aos discentes sobre os principais fatores que os retêm no curso de Tecnologia em Gestão Empresarial afim de concluir o curso, com visão múltipla e sistemática que auxilie a IES no aumento da permanência dos alunos Para chegar ao resultado foi realizado pesquisa de natureza exploratória e descritiva, tendo como instrumento adaptação do teste de Belbin que busca conhecer do ponto de vista do aluno os pontos fortes e fracos da Instituição de Ensino Superior que contribui para sua permanência. A pesquisa teórica exploratória de caráter qualitativo e quantitativo sobre o assunto, com uma abordagem dinâmica aos alunos para realização de pesquisa descritiva que busca associar variáveis entre preferências, realidades e vontades, conhecer as principais opiniões dos estudantes além de gerar dados para auxílio da permanência dos discentes. A amostra resultou em 88 questionários válidos. Por conseguinte, este trabalho tem a premissa de responder a seguinte pergunta: O que motiva um aluno concluir o seu curso? A análise dos dados mostrou informações sobre algumas características dos discentes, fatores motivacionais intrínsecos e fatores desmotivacionais extrínsecos, percepções dos alunos referente a estrutura da faculdade, segurança e relações interpessoais nos diferentes períodos pesquisados. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22633 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FELIPE DAGÔ ESCOBAR DE AZEVEDO.pdf Restricted Access | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.