Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22501
Título: Análise de investimento na criação de um novo produto no setor alimentício
Título(s) alternativo(s): Investment analysis in the creation of a new product in the food sector
Autor(es): ZAMPRONIO, Eduardo César
FRANÇA, Ernesto
RODRIGUEZ, Juan Felipe Fernandes Gómez
SOUZA, Yosdanni de
Orientador(es): MEDEIROS, Fernandina Fernandes de Lima
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração;Rapadura;Investimentos;Gestão econômica
Data do documento: 2014
Editor: 176
Referência Bibliográfica: ZAMPRONIO, Eduardo César; FRANÇA, Ernesto; RODRIGUEZ, Juan Felipe Fernandes Gómez; SOUZA, Yosdanni de. Análise de investimento na criação de um novo produto no setor alimentício. 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da análise de investimento para tomada de decisão estratégica da empresa, principalmente na análise de viabilidade econômica antes de iniciar um novo negócio ou introduzir no mercado um novo produto. Para tal, foi utilizado como objeto de estudo o projeto "Oro Dolce", que visa mudar a percepção do mercado em relação à rapadura e mudar a sua forma de consumo, agregando valor ao produto através de técnicas de P&D e Marketing. O estudo foi realizado com base nas informações coletadas e analisadas durante o período de elaboração do planejamento estratégico do projeto, assim como em levantamento bibliográfico. Alguns indicadores foram utilizados para realizar a análise de viabilidade econômico-financeira, com base no fluxo de caixa projetado em um período de oito anos - por exemplo: Valor Presente Líquido (VPL), Índice de Lucratividade (IL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Taxa de Rentabilidade (TR) e Payback. Após a coleta de dados e a verificação dos indicadores, chegou-se aos seguintes resultados: TIR de 108%, VPL de R$ 287.814,59, IL de 6,76, TR de 5,76 e Payback de um ano e vinte e um dias. Baseado nesta análise é possível afirmar que o projeto é viável, principalmente se o empreendedor conseguir atingir as metas de vendas e de crescimento anual.
The purpose of this article is to present the importance of investment analysis for strategic decision making by a company, mainly about economic viability study before starting a new business or introducing a new product on the market. For such a purpose, it was taken up for study the project "Oro Dolce", which reach changing the market's perception about "rapadura" (candy of the juice of sugar cane) and also changing its forms of consumption, adding value to the product by P&D and Marketing techniques. The study has realized based on collected and analyzed information within the reporting period of the strategic planning of the project, and also bibliographical research. Some indicators have been used to analyze the economic-financial viability, based on the cash flow projected for the next eight years - for example: Net Present Value (NPV), Profitability Index (PI), Internal Rate of Return (IRR), Internal Profitability Rate and Payback. After data collection and all indicators verification, the following results were: Net Present Value (NPV) of 108%, Profitability Index (PI) of R$ 287.814,59, Internal Rate of Return (IRR) of 6,76, Internal Profitability Rate of 5,76 and Payback of one year and twenty one days. Based on this analysis, it can be claimed that the project is viable, especially if the entrepreneur get achieve the sales and annual business grown targets.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22501
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestao_empresarial_2014_eduardo_cesar_zampronio_analise_de_investimento_na_criacao_de_um_novo_produto_no_setor_alimenticio.pdf
  Restricted Access
8.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.