Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOREIRA, Carlos Augusto Amaralpt.br
dc.contributor.authorHENCLKEIN, Joyce
dc.contributor.otherFERREIRA, Vagnerpt.br
dc.contributor.otherSANT'ANA, Maria Denise da Cunhapt.br
dc.date.accessioned2018-02-14T18:54:15Z
dc.date.available2018-02-14T18:54:15Z
dc.date.issued2015-06-22
dc.identifier.citationHENCLKEIN, Joyce. Liderança e satisfação sob enfoque organizacional: um estudo de caso de uma empresa na área de saúde, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2249
dc.description.abstractEste trabalho de graduação tem por objetivo estudar a liderança e a satisfação, analisar o líder como pessoa fundamental para gerar satisfação em seus liderados. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico sobre as teorias de liderança e de motivação e posteriormente um estudo de caso sobre a empresa Unimed – Leme -SP. Foram feitas três entrevistas, uma com a supervisora e as demais com funcionárias da organização estudada. As questões respondidas pelas lideradas têm como foco o líder, o ambiente em que trabalham e a satisfação. Já as questões respondidas pela líder são focadas na liderança, satisfação e o papel do líder. Com base nas respostas obtidas foi possível desenvolver uma análise que buscou relacionar a teoria mostrada inicialmente nesse trabalho e as entrevistas. Sendo assim, foi possível concluir que o líder pode proporcionar situações que gerem satisfação aos seus colaboradores, no caso da empresa Unimed, a líder em questão procura organizar as tarefas de seus liderados de acordo com a preferência, desempenho e experiência de cada um e também o respaldo necessário que elas precisam. Dessa forma, foi possível identificar com base nas respostas das funcionárias, que elas se sentem felizes na área em que atuam.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleLiderança e satisfação sob enfoque organizacional: um estudo de caso de uma empresa na área de saúdept_BR
dc.title.alternativeLeadership and satisfaction under focus organization: a case study of a company in the health areapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20151S_HENCLKEINJoyce_CD2060.pdf
  Restricted Access
864.93 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.