Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22488
Título: Um estudo sobre a responsabilidade social da empresa MBF Agribusiness Assessoria Empresarial LTDA
Título(s) alternativo(s): A study on the social responsibility of the company MBF Agribusiness Assessoria Empresarial LTDA
Autor(es): BORDIN, Aline Custódio da Silva
NARDIN, Ana Paula
SILVA, Carla Fernanda do Amaral
POVEDA, Mariela Cristina de Souza
MERLIN, Nayara Danielle
Orientador(es): SANTA FÉ JÚNIOR, Clóvis
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração;Responsabilidade social;Ética
Data do documento: 2014
Editor: 176
Referência Bibliográfica: BORDIN, Aline Custódio da Silva; NARDIN, Ana Paula; SILVA, Carla Fernanda do Amaral; POVEDA, Mariela Cristina de Souza; MERLIN, Nayara Danielle. Um estudo sobre a responsabilidade social da empresa MBF Agribusiness Assessoria Empresarial LTDA. 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2014.
Resumo: Este estudo teve a finalidade de analisar a importância de se ter projetos de responsabilidade social dentro das empresas, envolvendo objetivos e decisões éticas por parte das mesmas ao empreenderem ações sociais responsáveis, tema cada vez mais debatido e questionado pelas diversas áreas e campos de conhecimento. Hoje em dia, se uma empresa deseja obter vantagens competitivas ante os concorrentes, ela deve apresentar um comportamento socialmente responsável, pois, caso o contrário, ela passará a ser malvista perante seus colaboradores em geral. Para tanto, a metodologia utilizada contou com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e também com uma pesquisa de campo. O assunto pesquisado foi abordado de uma maneira introdutória por meio de uma revisão bibliográfica existente na biblioteca da Fatec-Sertãozinho e em sites da internet como o Instituto Ethos, sobre os temas ética e responsabilidade social. Além dessa pesquisa bibliográfica, outra fonte de informação utilizada se deu por meio de um estudo de caso na empresa MBF Agribusiness Assessoria Empresarial LTDA., localizada na cidade de Sertãozinho, estado de São Paulo, atuante no ramo de consultoria, a qual dá apoio às decisões de investimentos, análises mercadológicas, auditorias e na gestão de empresas, principalmente no setor sucroenergético. Como resultado deste estudo, constatou-se que, para essa empresa, o objetivo não é obter lucro a qualquer custo, muito pelo contrário, ela se importa cada vez mais com ações sociais que a valorizem perante a comunidade na qual está inserida, demonstrando, com isso, respeito a seus colaboradores e à sociedade. Sendo assim, este trabalho também analisou as vantagens obtidas por essa empresa diante dos concorrentes ao utilizar ações sociais como instrumento de marketing positivo perante a sociedade, servindo como exemplo para outras empresas ao contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento social da população.
This study aims to analyze the importance of having social responsibility projects within companies, involving their goals and ethical decisions when undertaking social responsible actions, theme increasingly debated and questioned by the various areas and fields of knowledge. Today, if a company wishes to obtain competitive advantages against competitors, it must present a socially responsible behavior, because if not, it will be frowned upon before its employees in general. Therefore, the methodology used included a literature search on the topic and also a field research. In this sense, the subject studied was addressed in an introductory way through an existing literature review in the library of our college - and on internet websites such as Instituto Ethos - on the ethical issues and social resonsibility. In this literature, another source of information used was through a case study in the company MBF Agribusiness Business Advisory LTD., located in Sertãozinho, São Paulo, active in the consulting industry by supporting the investment decisions, market analyses, audits and management of companies, mainly in the sugarcane industry. As a result of our study, it has been found out that, for this company, the goal is not profit at any cost; on the contrary, it cares more and more with social actions that values it to the community in which it operates, thereby demonstrating respect for their employees and society. Thus, this study also analyzed the advantages obtained by this company to its competitors when using their social actions as a positive marketing tool to society, serving as an example for other companies to contribute in some way to the social development of the population.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22488
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.