Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22477
Título: Agrotóxicos: a má utilização e a desinformação
Autor(es): SILVA, Andressa
SIMMERMAN, Beatriz
SANTOS, Bruna
MONTEIRO, Carlos
GUTIERRES, Fernanda
IANNETA, Giovanni
OLIVEIRA, Guilherme
LISBOA, Higor
VIEIRA, Nathalia
APROBATO, Priscila
MONTEIRO, Raphael
BETANCOURT, Renan
HIGA, Rodrigo
Orientador(es): VESPASIANO, Simony
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Meio ambiente;Poluição
Data do documento: 30-Jun-2011
Editor: 208
Referência Bibliográfica: SILVA, A; SIMMERMAN, B; SANTOS, B; MONTEIRO, C; GUTIERRES, F; IANNETA, G; OLIVEIRA, G; LISBOA, H; VIEIRA, N; APROBATO, P; MONTEIRO, R; BETANCOURT, R; HIGA, R. Agrotóxicos: a má utilização e a desinformação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2011.
Resumo: O homem do século XIX não se preocupava com a poluição que seus eventos causariam futuramente, pois até esse momento o meio ambiente estava suportando as descargas. Porém com o desenvolvimento da mente humana, o meio ambiente já não suportou mais essas descargas e passou a retornar tudo que havia sofrido. Um dos principais eventos que o homem sofre por problemas atualmente é a poluição dos agrotóxicos, é possível observar que determinadas quantidades de DDT produzidos na Alemanha são encontrados no Alaska. Os agroquímicos já estavam presentes na história do homem antes de Cristo, onde Romanos já usavam elementos como enxofre para afastar pragas de suas plantações. O que o homem não sabia era que ele não estava apenas afastando as pragas de suas plantações, mas estava prejudicando toda uma cadeia alimentar, pois quando ele matava determinadas espécies de insetos, outros se reproduziam mais rápidos e prejudicavam outros locais. Após alguns anos acreditavam que com o DDT seria possível erradicar definitivamente todas as pragas, mas os fatos mostraram que isso não era verídico e assim foram criados mais produtos químicos que pudessem mudar o que o DDT não mudou anteriormente. Apesar de o assunto ser tão pouco divulgado pela mídia e pouco estudado em escolas, ele é um fato extremamente importante. Alguns exames médicos mostram que há vestígios em todos os seres vivos de agroquímicos, isso ocorre devido à alimentação, pois ao ser aplicado indevidamente em plantações ele prejudica o solo em algumas ocasiões e acabam permanecendo nos alimentos e assim passando para os seres vivos. Esse problema não apenas afeta outras outros países, mas afeta o Brasil que é o país que maior utiliza agrotóxicos em sua agricultura. Porém a falta de profissionais e técnica que possam aplicar corretamente esses produtos causa o derramamento e a poluição no solo, o que já dito anteriormente, pode acarretar diversos problemas graves, como saúde e poluição ambiental. O problema não deve ser resolvido com novas técnicas ou novos produtos químicos, o problema será resolvido se houver maior informatização ao agricultor e principalmente ao consumidor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22477
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2011_1_andressa_silva_agrotoxicos_a_ma_utilizacao_e_a_desinformacao.pdf
  Restricted Access
8.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.