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dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorMARCONDES, Rafael Rebaldoni-
dc.contributor.otherNOGUEIRA, André Meschiatti-
dc.contributor.otherRIBEIRO, Evelyn Siqueira-
dc.date.accessioned2024-08-14T17:18:32Z-
dc.date.available2024-08-14T17:18:32Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.citationMARCONDES, Rafael Rebaldoni. Análise estratégica para inserção de um produto brasileiro no mercado de energia fotovoltaica no Chile: estudo de caso da M2 Energia Solar, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22408-
dc.description.abstractCom a abertura comercial do Brasil para o mercado internacional no início dos anos 90, o país vem crescendo, porém ainda conta com uma tímida presença internacional, especialmente no que se refere aos setores com alto valor agregado e tecnologia. Nesse sentido, esse trabalho buscou encontrar a melhor estratégia na de marketing para que uma empresa brasileira possa se internacionalizar e ganhar espaço num mercado concorrido, no entanto está em fase de expansão com o mercado de energias sustentáveis, especialmente as de captação da luz solar (fotovoltaicos). A começar pelo modelo de internacionalização, que envolve o mercado alvo pretendido e o tipo de produto, chega-se a hipótese de que a estratégia está na consolidação de uma parceria ou aliança que permitirá à empresa brasileira ganhar espaço utilizando do know-how e expertise de uma empresa local que tenha uma sólida e consistente base instalada, capacitação técnica e que possa se beneficiar mutuamente de tal parceria. O desenvolvimento de um trabalho de trade- marketing, onde se busca atingir o consumidor diretamente no ponto de venda e buscar persuadi-lo da compra do produto pode ser outro caminho. Partindo desses pressupostos, esse trabalho busca por meio de uma pesquisa de caráter documental e bibliográfica nos órgãos brasileiros e chilenos, tal como material de imprensa, entender o que autores indicam como uma correta abordagem, buscando analisar dados de forma qualitativa e por fim, por meio de ferramenta conhecida por análise SWOT, deverá apontar a estratégia mais acertada para a inserção da empresa e do produto, comprovando a hipótese de parceria e/ou ferramentas de trade marketing mais adequadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAnálise estratégica para inserção de um produto brasileiro no mercado de energia fotovoltaica no Chile: estudo de caso da M2 Energia Solarpt_BR
dc.title.alternativeStrategic analysis for the insertion of a Brazilian product in the photovoltaic energy market in Chile: case study of M2 Energia Solarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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