Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22403
Título: | Análise de Big Data: uma comparação do desempenho acadêmico dos discentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas das FATECs Indaiatuba e Sorocaba |
Título(s) alternativo(s): | Big Data Analysis: a comparison of the academic performance of students on the Systems Analysis and Development course at FATECs Indaiatuba and Sorocaba |
Autor(es): | ARAÚJO, Bruno Amadio de |
Orientador(es): | TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado |
Outro(s) contribuidor(es): | PIVA JUNIOR, Dilermando SANCHES, Mariana Angelo Lopes |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Tecnologia da informação;Big data |
Data do documento: | 11-Jun-2019 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | ARAÚJO, Bruno Amadio de. Análise de Big Data: uma comparação do desempenho acadêmico dos discentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas das FATECs Indaiatuba e Sorocaba, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019. |
Resumo: | Para se manterem atrativas e competitivas, as instituições de ensino necessitam aprimorar constantemente suas estratégias de gestão, visando à qualidade de ensino e preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Nesse contexto, tornou-se necessário buscar meios para realizar planejamentos mais precisos, com a finalidade de trazer constantes melhorias para as instituições de ensino, pois apesar de atualmente existir uma enorme quantidade de dados gerados, tais dados não estão disponíveis aos gestores de forma adequada, devido à falta de ferramentas e conhecimento que tornem o processo mais preciso. Dito isso, a utilização do Big Data e suas ferramentas de análise trazem um avanço nesses procedimentos, pois é possível reunir um grande volume de dados, como evasões, índices de reprovações, empregabilidade dos alunos, dados dos cursos etc. E utilizá-los para apoiar nas decisões estratégicas das instituições de ensino. Com isso, este trabalho tem como objetivo foi realizar uma análise comparativa do desempenho acadêmico dos discentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas das FATECs Indaiatuba e Sorocaba, e para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa experimental, composta pelas seguintes etapas: revisão bibliográfica na área de Big Data; pesquisa e avaliação de ferramentas para análise de Big Data; realização de projeto piloto; modelagem, coleta, limpeza e estruturação dos dados; aplicação de ferramentas de análise de Big Data (Big Data Analytics) nos dados coletados; análise e avaliação dos resultados obtidos no processo. Os resultados obtidos com essa análise mostraram que a FATEC Sorocaba possui resultados ligeiramente superiores aos da FATEC Indaiatuba em todos os índices de aprovação, reprovação e conclusão de curso. Os resultados também mostraram que a média de notas dos vestibulares e a porcentagem de alunos provenientes de escolas públicas ou particulares são similares nas duas instituições. A partir da realização deste estudo, espera-se que seja possível implementar processos de análise de Big Data, no Centro Paula Souza, para auxiliar o desenvolvimento de diretrizes e planos de ação para as diversas unidades de ensino. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22403 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNO AMADIO DE ARAUJO.pdf Restricted Access | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.