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Título: Análise dos novos serviços de mobilidade urbana no estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Analysis of new urban mobility services in the state of São Paulo
Autor(es): ALMEIDA, Richard Luiz de
Orientador(es): COSTA, Barbara Regina Lopes
Outro(s) contribuidor(es): WATANABE, Juliana Silva
COENTRO, Rita Maria Cunha Leite
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Veículos
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Richard Luiz de. Análise dos novos serviços de mobilidade urbana no estado de São Paulo, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: O presente trabalho de graduação teve por objetivo identificar quais são os novos serviços de mobilidade urbana que apareceram nos últimos anos, devido a evolução da tecnologia, e de que forma os mesmos estão influenciando no modelo de negócio das montadoras de veículos e no dia a dia das pessoas, para, avaliar quais são os obstáculos e barreiras que impedem os cidadãos de utilizarem estes novos serviços como primeira opção de meio de transporte ao invés do veículo particular, que pode ocasionar danos ligados ao meio ambiente, como poluição do ar e diminuição dos espaços verdes, e acarretar problemas durante os trajetos diários do cidadão, como trânsito, estresse e acidentes. Para chegar nos objetivos pretendidos, foi aplicado um questionário, através das redes sociais, com características descritivas e exploratórias, que foi respondido por 201 pessoas de 35 cidades diferentes do estado de São Paulo, que foi escolhido como delimitação do estudo por questões operacionais, possibilitando identificar o perfil socioeconômico e as características de mobilidade urbana dos respondentes. Os resultados da pesquisa identificaram que os novos serviços de mobilidade urbana são promissores, porém, devem se tornar opção primária de locomoção somente a longo prazo e que apesar de influenciarem no modelo de negócio das montadoras, o principal concorrente do veículo particular, que é visto como opção preferida da população, é o transporte público.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22402
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