Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22391
Título: A química das tatuagens: análise de metais em pigmentos para tatuagem
Autor(es): CLEMENTE, Caroline
CARDOSO, Jennifer
GALVÃO, Joyce
STEFANI, Paula
OLIVEIRA, Priscila
Orientador(es): BATISTA, Leandro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Metais;Tatuagem
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: 208
Referência Bibliográfica: CLEMENTE, C; CARDOSO, J; GALVÃO, J; STEFANI, P; OLIVEIRA, P. A química das tatuagens: análise de metais em pigmentos para tatuagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2012.
Resumo: Estudos referentes à análise de tintas de tatuagens mostram que as mesmas possuem uma quantidade significativa de metais em sua composição. Esses metais estão relacionados com reações alérgicas que alguns indivíduos apresentam após o ato de tatuar-se. Sabemos que metais em certas quantidades no organismo, além de causar reações alérgicas também causam diversas outras doenças, como carcinomas e alterações imunológicas. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, defendemos que as tintas de tatuagem são mais uma forma de se acumular esses metais no organismo, e podem sim contribuir para o aparecimento dessas doenças, além da comprovada relação entre as tintas de tatuagem e o aparecimento de reações alérgicas devido a esses metais. Para a realização das análises foram adquiridas duas marcas de tintas para tatuagem, sendo denominadas como "Marca A" e "Marca B". Para a quantificação dos metais nas tintas de tatuagem, foram utilizados os seguintes aparelhos: Espectrofotômetro de Absorção Atômica (EAA) e Espectrômetro de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES). Dos 9 metais analisados apenas um não foi encontrado na "Marca A" os metais encontrados foram mercúrio, cobre, cobalto, cromo, ferro, maganês, níquel e zinco. Na "Marca B" foram encontrados os mesmos metais exceto cobalto. As concentrações encontradas em ambas as tintas foram bem significativas, o que nos leva a conclusão de que as tintas de tatuagem podem influenciar no aparecimento de doenças causadas por metais nelas encontrados.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22391
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2012_2_caroline_clemente_a_quimica_das_tatuagens_analise.pdf
  Restricted Access
7.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.