Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22320
Título: Avaliação quantitativa de dióxido de titânio (TiO2) em protetores solares
Autor(es): SOUSA, Caroline
GOMES, Gabriel
FONSECA, Milena
CORREIA, Rafael
Orientador(es): BATISTA, Leandro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Titânio;Absorção;Filtro solar
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: 208
Referência Bibliográfica: SOUSA, C; GOMES, G; FONSECA, M; CORREIA, R. Avaliação quantitativa de dióxido de titânio (TiO2) em protetores solares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2012.
Resumo: O uso de protetores solares é de suma importância para evitar doenças graves de pele, como queimaduras e câncer. Os protetores solares mais populares existentes atualmente no mercado possuem em sua formulação compostos orgânicos como ácido p-aminobenzoico, e inorgânicos, como dióxido de titânio. As moléculas orgânicas absorvem a radiação ultravioleta, transformando-a em uma radiação de energia menor e menos nociva. Já os compostos inorgânicos têm função refletora e dispersora, distribuindo a radiação ultravioleta uniformemente pela pele. Este trabalho tem por objetivo estabelecer a relação entre a quantidade de dióxido de titânio (TiO2) e o fator de proteção solar (FPS) de três protetores solares com FPS distintos (15, 30 e 50) de uma marca popular no mercado brasileiro. Para isto, serão utilizadas as técnicas de titulometria e espectrofotometria de absorção atômica, quantificando o dióxido de titânio (TiO2) nas amostras.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22320
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2012_2_caroline_sousa_avaliacao_quantitativa_de_dioxido_de_titanio.pdf
  Restricted Access
6.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.