Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22289
Título: Verniz ecológico à base de cera de abelha e etanol
Autor(es): NASCIMENTO, Aline
SILVA, Amanda
SARAGIOTTO, Julia
RAMOS, Samantha
MONTEIRO, Yayra
Orientador(es): BATISTA, Leandro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sustentabilidade;Própolis
Data do documento: 30-Jun-2013
Editor: 208
Referência Bibliográfica: NASCIMENTO, A; SILVA, A; SARAGIOTTO, J; RAMOS, S; MONTEIRO, Y. Verniz ecológico à base de cera de abelha e etanol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2013.
Resumo: Vernizes são soluções coloidais que após secagem da aplicação sobre uma superfície formam uma película protetora transparente com leves variações na tonalidade de acordo com a vontade do consumidor. É um material de uso variados em diversos seguimentos: construção civil, moveleira, odontológica e artesanal. Para produzir um verniz há todo um processo envolvido, desde a busca pelas matérias-primas, até a fase final do envasamento desse produto . Na maioria das vezes, as pessoas compram o verniz levando em conta apenas o preço e a aparência, sem se importarem com o posterior descarte dos resíduos e o impacto que esse produto causa ao meio ambiente. Nos últimos anos, tem crescido a preocupação do consumidor com tais aspectos. Hoje, percebe-se que o comprador está mais atento na hora de escolher qual produto usar, e as legislações ambientais estão mais severas sobre as indústrias. Preocupados em conquistar seu espaço nesse novo mercado "sustentável", algumas empresas já oferecem opções de produtos que causem menos danos ao meio ambiente. Um exemplo disso são os vernizes à base de água, que prometem atender às necessidades como qualquer outro verniz, porém impactando menos a natureza e possuindo um descarte mais facilitado. Porém, a produção desse tipo verniz ainda tem um custo elevado, chegando ao público final com um preço alto em comparação aos demais, fazendo o consumidor optar pelos vernizes comuns. Foi pensando nisso que surgiu a proposta desta pesquisa: oferecer uma opção de verniz sustentável e econômica ao público, baseando-se em princípios ecológicos e em matérias-primas de fácil acesso, facilitando tanto a preparação, como manuseio, até descarte final dos resíduos gerados. O verniz ecológico é feito a partir da cera de abelha, uma substância resinosa que envolve a colméia, diluída em etanol, extraindo ao máximo possível suas propriedades. Estudos comprovam que a própolis possui atividade antimicrobiana e extratos da mesma são muito utilizados na área da sáude. Então, por que não aplicar essas propriedades no verniz? O presente trabalho pretende, portanto, apresentar uma proposta de verniz ecológico de fácil manuseio e descarte, com um preço acessível e que possua características protetoras tanto a impactos mecânicos, químicos, como também, biológicos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22289
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2013_1_aline_nascimento_verniz_ecologico.pdf
  Restricted Access
2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.