Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22280
Título: Análise da ação antimicrobiana do óleo essencial do cravo-da-índia aplicado a micro-organismos da mucosa oral
Autor(es): ARAUJO, Bruna
CARVALHO, Daniela
JUVENAL, Guilherme
CORREIA, Leonardo
SOARES, Thays
SANTOS, Vanessa
Orientador(es): BATISTA, Leandro
PASSATORE, Claudio
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cravo-da-índia
Data do documento: 1-Dez-2013
Editor: 208
Referência Bibliográfica: ARAUJO, B; CARVALHO, D; JUVENAL, G; CORREIA, L; SOARES, T; SANTOS, V. Análise da ação antimicrobiana do óleo essencial do cravo-da-índia aplicado a micro-organismos da mucosa oral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2013.
Resumo: Os antissépticos bucais são cosméticos que tem a finalidade de inibir o crescimento microbiano na mucosa oral e corrigir odores locais. Tal produto para obter este efeito necessita de diversos ativos químicos, como cloreto cetilperidínio. Porém esses compostos quando utilizados em excesso além de causar efeitos negativos ao ser humano, torna os micro-organismos resistentes a tal produto. Por esta razão a indústria de cosmético vem buscando alternativas para complementar ou substituir estes reagentes sintéticos, como por exemplo, o uso de óleos essenciais em sua formulação, que já vem sendo aplicado em produtos comerciais atualmente. Óleos essenciais são substâncias produzidas por vegetais com funções vitais à sobrevivência das mesmas, como repelir predadores e atrair agentes polinizadores. São substâncias liquidas à temperatura ambiente, voláteis, de cor amarelada ou incolor, compostas por centenas de substâncias com presença, sempre, de um composto majoritário, como: eugenol no óleo essencial do cravo-da-índia e cineol no óleo essencial do eucalipto. O óleo essencial do cravo-da-índia é extraído do botão floral da árvore Caryophilus aromaticum, por co-destilação ou por fluidos hipercríticos. Tal óleo possui propriedades antimicrobianas que foi analisados por meio de antibiograma, tendo em vista os resultados obtidos pode se confirmar que este óleo pode ser aplicado a um antisséptico. Também se fez uma análise de qualidade no óleo que apontou que o óleo utilizado neste trabalho está nas condições padrão.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22280
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2013_2_bruna_araujo_analise_da_acao_antimicrobiana.pdf
  Restricted Access
12.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.