Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22276
Title: O mercado do açaí no cenário internacional
Other Titles: The açaí market on the international scene
Authors: ALVES, Mirella Caroline
Advisor: SILVA, Elenir Almeida
Other contributor: SARTORI, Elisiane
RODRIGUES, Talita Annunciato
type of document: Monografia
Keywords: Açaí;Internacionalização de empresas
Issue Date: 12-Jun-2019
Publisher: 105
Citation: ALVES, Mirella Caroline. O mercado do açaí no cenário internacional, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Abstract: Nos últimos anos, o consumo da polpa do açaí e seus derivados difundiu-se para as demais regiões do Brasil além do Norte e, por suas propriedades nutritivas e poder energético, sua demanda também atravessou outras barreiras e chegou até o mercado externo. Assim, sua procura deixou de ter apenas razões culturais para também ter motivações envolvendo saúde e estética. Atualmente, esse setor inserido ao agronegócio, por meio de investimentos tecnológicos e das agroindústrias vem modificando a forma de consumo e apresentação do açaí ao redor do globo, desenvolvendo técnicas desde o cultivo dos frutos até a sua industrialização para atender a nova demanda. Desta forma, a presente monografia tem como objetivo apresentar e analisar o comportamento do açaí no cenário internacional por meio das informações das empresas nele inseridas e de dados de instituições do poder público e privado, visando a compreensão de como um fruto essencialmente brasileiro é trabalhado por esse mercado, no intuito de tentar compreender seu funcionamento e poder atestar que sua ascensão remetida desde o final da década de 90 continua, apesar de certos entraves, ainda mais desenvolvida e com ótimas perspectivas. Para tanto, o percurso metodológico é caracterizado pelas pesquisas exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos; pelas pesquisas bibliográfica e documental quanto ao seu delineamento e pela pesquisa de levantamento por meio de questionário como uma forma de obter as informações com caráter qualitativo para a análise de dados.
In recent years the consumption of the açaí and its derivatives have spread to other regions of Brazil beyond the North and for its nutritional properties and energy power, its demand also overcame other barriers and reached the external market. Thus, the search for açaí has no longer only cultural reasons, but also motivations involving health and aesthetics. Nowadays, this sector is inserted into the agribusiness and technological investments and agroindustries have been changing the açaí way of consumption and presentation around the globe, developing techniques from the cultivation of the fruits until its industrialization to fulfill the new demand. In this way, the present monograph aims to present and analyze the açaí production in the international scenario through the information of the companies and data from public and private institutions that are included in this market, aiming to understand how an essentially Brazilian fruit is worked by this sector, in order to try to understand its operation and to be able to attest that its growth since the end of the 1990’ decade continues, despite certain obstacles, even more developed and with great perspectives. For this, the methodological way is characterized by exploratory and descriptive research regarding its objectives; by the bibliographical and documentary research as to its design and by the research of survey through a questionnaire as a way to obtain the qualitative information for the data analysis.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22276
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRELLA CAROLINE ALVES.pdf
  Restricted Access
1.29 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.