Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2224
Title: A importância do pós-vendas para a fidelização de clientes
Other Titles: The importance of after sales for customer loyalty
Authors: CAETANO, Renata Bryan Lopes
Advisor: FONTANA, Regianne
Other contributor: CAETANO, Luiz Carlos
QUEIROZ, Fábio Pereira de
type of document: Monografia
Keywords: Consumidor;Marketing de relacionamento
Issue Date: 19-Jun-2013
Publisher: 004
Citation: CAETANO, Renata Bryan Lopes. A importância do pós-vendas para a fidelização de clientes, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Abstract: Com o aumento da concorrência aliado a similaridade dos produtos ofertados pelas empresas, se requer a adoção de novas estratégias e abordagens pelas empresas para sobreviver em mercados com níveis de crescimento cada vez menores. Dada essa nova realidade, este trabalho estuda a importância do serviço de pós-vendas para as empresas e clientes, a fim de reter os clientes e fidelizá-los através da utilização do marketing de relacionamento. Para tanto, o presente estudo mostra a evolução do conceito de marketing e a mudança de foco do produto para o foco no cliente, evidenciando a importância do relacionamento duradouro para as empresas e apresentando o pós-vendas como uma ferramenta de fidelização. Ademais, com o intuito de conhecer a opinião dos consumidores sobre o assunto e a relevância dada a esta questão foi elaborada e aplicada uma pesquisas em forma de questionário para estes clientes, utilizando como amostragem 50 consumidores de mercados diversos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2224
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20131S_CAETANORenataBryanLopes_CD1507.pdf
  Restricted Access
212.69 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.