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dc.contributor.advisorFONTANA, Regiannept.br
dc.contributor.authorCAETANO, Renata Bryan Lopes-
dc.contributor.otherCAETANO, Luiz Carlospt.br
dc.contributor.otherQUEIROZ, Fábio Pereira dept.br
dc.date.accessioned2018-02-08T16:18:29Z-
dc.date.available2018-02-08T16:18:29Z-
dc.date.issued2013-06-19-
dc.identifier.citationCAETANO, Renata Bryan Lopes. A importância do pós-vendas para a fidelização de clientes, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2224-
dc.description.abstractCom o aumento da concorrência aliado a similaridade dos produtos ofertados pelas empresas, se requer a adoção de novas estratégias e abordagens pelas empresas para sobreviver em mercados com níveis de crescimento cada vez menores. Dada essa nova realidade, este trabalho estuda a importância do serviço de pós-vendas para as empresas e clientes, a fim de reter os clientes e fidelizá-los através da utilização do marketing de relacionamento. Para tanto, o presente estudo mostra a evolução do conceito de marketing e a mudança de foco do produto para o foco no cliente, evidenciando a importância do relacionamento duradouro para as empresas e apresentando o pós-vendas como uma ferramenta de fidelização. Ademais, com o intuito de conhecer a opinião dos consumidores sobre o assunto e a relevância dada a esta questão foi elaborada e aplicada uma pesquisas em forma de questionário para estes clientes, utilizando como amostragem 50 consumidores de mercados diversos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios-
dc.titleA importância do pós-vendas para a fidelização de clientespt_BR
dc.title.alternativeThe importance of after sales for customer loyaltypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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