Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22059
Título: Testes de aplicação do bagaço da cana-de-açúcar em construção civil: substituição parcial do cimento nas misturas de construção civil
Autor(es): SILVA, Gabriela
MASCARENHAS, Igor
Orientador(es): BATISTA, Leandro Erico
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cana-de-açúcar;Cimento
Data do documento: 30-Jun-2017
Editor: 208
Referência Bibliográfica: SILVA, G; MASCARENHAS, I. Testes de aplicação do bagaço da cana-de-açúcar em construção civil: substituição parcial do cimento nas misturas de construção civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2017.
Resumo: O trabalho realizado submeteu o bagaço da cana-de-açúcar à testes de aplicabilidade nas misturas usadas em construção civil, mais especificamente do concreto. O concreto é obtido através da mistura de determinadas proporções de areia, cimento e brita, além da água e se necessário pode-se adicionar aditivos para obtenção de características especificas. Através das pesquisas pode-se compreender as características e propriedades químicas do bagaço da cana. A cana-de-açúcar é considerada uma planta acumuladora de silício (G. H. Korndõrfer; H. S. Pereira e M.S. Camargo - Universidade Federal de Uberlândia, Bolsistas do CNPq - Uberlândia - MG.) extraindo grandes quantidades, superiores até às de potássio e nitrogênio, os dois nutrientes mais absorvidos pela planta. Nos solos, o Si disponível às plantas tem origem no intemperismo dos minerais primários e, particularmente, dos minerais secundários como os argilossilícatos. O Silício está presente na solução do solo como ácido silicico ou monossillícico (H4SiO4), na forma não-dissociada, em sua maioria, facilmente absorvida pela planta. Tendo isso em vista, associou-se às características do cimento, sabendo que sua composição principal alterna entre Silicato tricálcico (CaO)3SiO2 e Silicato dicálcico (CaO)2SiO2. Propôs-se então, em escala técnica e regional, diante os recursos e em função do tempo disposto, aplicação do bagaço da cana-de-açúcar, através de uma metodologia que visa a minimização dos impactos ambientais. Confeccionando um produto com boas propriedades mecânicas e resistente a intemperes economicamente viável e com excelente apelo ecológico.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22059
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2017_1_gabriela_silva_testes_de_aplicacao_do_bagaco_da_cana.pdf
  Restricted Access
1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.