Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22023
Title: | ChatGPT vs ChatSonic: avanços e limitações da IA para aprendizagem e prática de língua estrangeira |
Other Titles: | ChatGPT vs ChatSonic: advances and lmitations of AI for foreign language learning and practice |
Authors: | RECKZIEGEL, Guilherme Alexandre Tregnado SANTOS, Joana de Souza |
Advisor: | LUVIZARI-MURAD, Lidiane Hernandez CARLSON FILHO, Carlos Magnus |
Other contributor: | DUCATTI, José Alexandre ALVES, Vinicius Maidana |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Língua inglesa;Aprendizagem;Inteligência artificial;Plataforma digital |
Issue Date: | 20-Jun-2023 |
Publisher: | 121 |
Citation: | RECKZIEGEL, Guilherme Alexandre Tregnago; SANTOS, Joana de Souza. ChatGPT vs ChatSonic: avanços e limitações da IA para aprendizagem e prática de língua estrangeira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2023. |
Abstract: | A IA tem sido amplamente utilizada em diversas áreas, como processamento de dados, tomada de decisão e automação de tarefas repetitivas, impulsionando avanços significativos. Com avanços tecnológicos,
plataformas de IA possibilitam interações realistas e personalizadas, essas plataformas são capazes de
compreender e responder a perguntas e fornecer informações relevantes. O objetivo do artigo é analisar as
plataformas ChatGPT e ChatSonic, para o aprendizado e prática de língua estrangeira. Por meio de uma pesquisa exploratória, cada uma das ferramentas foi investigada em relação aos aspectos de precisão de informações, coerência e coesão textual, viabilidade das atividades, comunicação autêntica e autonomia ao erro. Ambas as plataformas têm características úteis para aprimorar a fala em língua estrangeira, com interações contextualizadas. Porém, possuem limitações como respostas ambíguas e falta de clareza na estruturação de ideias, além de pontos fortes como compreensão de perguntas, informações precisas e coerência textual. Com base nos resultados obtidos, fica evidente que as plataformas têm o potencial de auxiliar estudantes no aprimoramento da fala em língua estrangeira, mas é fundamental considerar suas limitações e complementá-las com outras abordagens de aprendizado. The use of artificial intelligence (AI) has had a significant impact across various fields, including language learning. AI platforms enable realistic and personalized interactions, offering accurate information and the ability to comprehend and respond to questions. This article aims to analyze two AI platforms, ChatGPT and ChatSonic, focusing on language learning and practice. Through exploratory research, the platforms were evaluated based on information accuracy, textual coherence and cohesion, activity feasibility, authentic communication, and error autonomy. The results indicate that both platforms possess useful features for enhancing foreign language speaking skills, including contextualized interactions. However, they also have limitations, such as ambiguous responses and lack of clarity in idea structuring. It is crucial to consider these limitations and complement the platforms with other learning approaches. This study underscores the potential of AI to assist students in improving their foreign language speaking skills and encourages a comprehensive approach to language learning by integrating AI with other methods. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22023 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
informaticanegocios_2023_1_guilhermealexandretregnagoreckziegel_chatgptvschatsonicavancoselimi.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.