Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22016
Título: | A utilização do jogo: estratégias de sucesso, como ferramenta de ensino de administração geral. |
Título(s) alternativo(s): | Using the game: successful strategies as a general administration teaching tool. |
Autor(es): | ALVES, Beatriz Ciqueira GONÇAVES, Elaine Ferreira da Rocha JESUS, Emely Coelho de ALVES, Fabiana Joao MARTINS, Fabricio Antônio de Oliveira Barchi COSTA, Fernando Francisco SANTOS, Heloísa Raquel dos |
Orientador(es): | ANDRADE, Alecsandro Michael de |
Tipo documental: | Outro |
Palavras-chave: | Jogos;Estratégia organizacional |
Data do documento: | 20-Dez-2023 |
Editor: | 095 |
Referência Bibliográfica: | ALVES, Beatriz Ciqueira et. al. A utilização do jogo: estratégias de sucesso como ferramenta de ensino de administração geral.,2024.Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica de Assis Pedro D'Arcadia Neto, Assis, 2023 |
Resumo: | A experiência em sala de aula e as observações mostram que as aulas expositivas não são mais suficientes
para contribuir com o ensino. Uma das possibilidades é a utilização de jogos como ferramenta para auxiliar
este processo. Para isto, deve-se superar os métodos tradicionais de ensino e buscar maneiras para engajar
e mobilizar os alunos nas atividades educacionais, criando um ambiente cada dia melhor. Os resultados
obtidos apontam que as metodologias ativas são formas diferenciadas de aprendizado e determinante para
que professores tenham um maior engajamento, ampliando o desenvolvimento e o protagonismo do aluno
por meio da participação ativa nas aulas e projetos por meio da criação de jogos, em especial a de tabuleiro,
tendo como principal característica uma alternativa viável para auxiliar no ensino e construção do
conhecimento dos conceitos e técnicas de Administração e Contabilidade de forma desafiadora, porém
aplicável, simples, fácil, divertida, dinâmica e prática. Logo, pode-se inferir que a criação e utilização de jogos
tem possibilidades de ser utilizado em contexto do ensino, contribuindo para o processo de ensino e
aprendizagem de professores e alunos. Classroom experience and observations show that lectures are no longer sufficient to contribute to teaching. One of the possibilities is the use of games as a tool to help this process. To achieve this, traditional teaching methods must be overcome and seek ways to engage and mobilize students in educational activities, creating an increasingly better environment. The results obtained indicate that active methodologies are different forms of learning and decisive for that teachers have greater engagement, expanding student development and protagonism through active participation in classes and projects through the creation of games, especially board games, having as its main characteristic a viable alternative to assist in teaching and building the knowledge of Administration and Accounting concepts and techniques in a challenging, but applicable, simple, easy, fun, dynamic and practical. Therefore, it can be inferred that the creation and use of games has possibilities of being used in a teaching context, contributing to the teaching process and learning of teachers and students. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22016 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização do jogo estratégia de asucesso como ferramenta de ensino de administração geral | 16.2 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.