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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22008
Título: | Comparativo entre a resistência à tração de um corpo de prova de alumínio soldado por atrito e outro de mesmas dimensões sem solda |
Título(s) alternativo(s): | Comparison between the tensile strength of a friction-welded aluminum test piece and another of the same dimensions without welding |
Autor(es): | ANDRADE, Igor Ferreira de |
Orientador(es): | SARNI, Edmilson Antonio |
Outro(s) contribuidor(es): | SARNI, Edmilson Antonio SARNI, Mírian Isabel Junqueira GOMES, Márcia Aparecida |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Administração de manutenção de fábricas e equipamentos;Fricção;Soldagem;Atrito |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | 176 |
Referência Bibliográfica: | ANDRADE, Igor Ferreira de. Comparativo entre a resistência à tração de um corpo de prova de alumínio soldado por atrito e outro de mesmas dimensões sem solda. 2020. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2020. |
Resumo: | A solda por fricção é um processo utilizado industrialmente para a união de metais ainda no estado sólido, com a finalidade de obter-se juntas soldadas de alta resistência. No alumínio, a soldagem vem ganhando cada vez mais importância devido ao aumento da sua utilização na construção de estruturas e peças soldadas. Nesta pesquisa, estudou-se comparativamente a resistência à tração entre corpos de prova de alumínio soldados por fricção rotativa convencional e corpo de prova de metal de base sem solda. O metal de base utilizado foi a liga de alumínio 6351-T6 com diâmetro de 5/8 polegadas (15,88mm). A soldagem foi realizada em um torno mecânico convencional, onde também aconteceu a usinagem para obtenção de três elementos para o ensaio mecânico de tração. Realizou-se então os três ensaios para verificação de resistência e constatou-se que houve uma diferença de valores entre as peças soldadas e entre elas é a de metal de base devido à variação do parâmetro rotação. Friction welding is a process used industrially for joining metals still in a solid state, with the purpose of obtaining highly resistant welded joints. In aluminum, welding is gaining more and more importance due to the increased use of it in the construction of welded structures and parts. In this research, the tensile strenght between aluminum specimens welded by conventional rotary friction and base specimen without weld was comparatively studied. The base metal used was the aluminum alloy 6351-T6 with a diameter of 5/8 inches (15.88mm). Welding was carried out in a conventional lathe, where machining also took place to obtain three elements for the mechanical tensile test. Then, the three tests were carried out to verify resistance and it was found that there was a difference in values between the welded parts and between them is the base metal due to the variation of the rotation parameter. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22008 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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