Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22001
Título: Síntese do biodiesel a partir do óleo de mamona
Autor(es): MONTEIRO, César
SOUZA, Janaína
SILVA, Lucas
ALVES, Vinicius
Orientador(es): ROSSI, Daniel
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Biodiesel;Mamona
Data do documento: 30-Jun-2014
Editor: 208
Referência Bibliográfica: MONTEIRO, C; SOUZA, J; SILVA, L; ALVES, V. Síntese do biodiesel a partir do óleo de mamona. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnica em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2014.
Resumo: O Brasil possui uma grande extensão territorial na qual apresenta abundante diversidade de matérias-primas para a produção do biodiesel em diferentes regiões. Entretanto, a disponibilidade de matérias-primas depende de suas concorrências econômicas, socioambientais e técnicas, tendo, inclusive, importantes pontos na agronomia. Considerando os obstáculos ligados à produção de biodiesel no país, e, não sendo possível tratar de todos detalhadamente em um único trabalho, optou-se por privilegiar a análise de um cenário de produção de biodiesel com óleo vegetal, em específico o óleo de rícino (de mamona). O biodiesel pode ser produzido a partir de óleos vegetais ou animais. O uso do biodiesel diminui as emissões ligadas ao diesel de base fóssil. É um produto biodegradável e não tóxico. As oleaginosas são as principais matérias-primas para a produção de biodiesel. Se levarmos em conta o valor do produto, a mamona seria uma das opções mais rentáveis nas regiões áridas e semiáridas do Nordeste brasileiro, indiferente ao uso do biodiesel. Neste trabalho são analisadas técnicas de produção do biodiesel a partir do óleo de rícino, visando usar este como substituto de combustíveis fósseis e consequentemente diminuindo a poluição atmosférica. Primeiramente, foram realizados testes laboratoriais em pequena escala para extração do óleo de rícino a partir da semente de mamona. A partir deste óleo a produção de biodiesel, utilizando hidróxido de sódio como catalisador e experimentadas as rotas metílicas e etílica. Com os métodos de extração e transformação otimizados foi possível reconhecer a estrutura e propriedades do óleo de rícino e contribuir para a utilização de novas tecnologias como matriz energética.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22001
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2014_1_cesar_monteiro_sintese_do_biodiesel.pdf
  Restricted Access
2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.