Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGLÓRIA JÚNIOR, Irapuan-
dc.contributor.authorCASSIANO, Andreza Fernanda-
dc.date.accessioned2024-08-08T13:27:56Z-
dc.date.available2024-08-08T13:27:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCASSIANO, Andreza Fernanda. Embalagens de xampus no mercado brasileiro: uma análise da sustentabilidade, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21990-
dc.description.abstractA história das embalagens acompanha a evolução da humanidade elas surgiram a partir da necessidade do homem em realizar o transporte de alimentos e água e hoje fazem parte do nosso cotidiano onde muitas vezes são vistas até como bens de consumo. Diante de um mercado competitivo as embalagens tornaram-se parte da estratégia de diferenciação das organizações, o problema é que elas representam uma grande quantidade de resíduos sólidos gerados e considerando a crescente preocupação ambiental a busca por inovações sustentáveis tem se fortalecido em diversas áreas incluindo o setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (HPPC). O Brasil ocupa o terceiro lugar no mercado mundial de cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos e China, os produtos da categoria de cabelos estão entre os mais consumidos pelos brasileiros, o estudo desenvolvido consistiu em analisar tendências de utilização de embalagens sustentáveis de xampus considerando os últimos lançamentos das principais empresas do setor no país. De forma a cumprir o objetivo exposto foi utilizada uma abordagem qualitativa com a aplicação de um estudo de caso múltiplo e coleta de dados por meio de uma pesquisa bibliográfica. Nos últimos anos as cinco maiores empresas de cosméticos lançaram um total de 65 xampus nos quais 28 apresentaram alguma ação sustentável nas suas embalagens e 37 foram lançados com embalagens tradicionais, apenas duas empresas realizaram todos os seus últimos lançamentos com apelos sustentáveis, mesmo tendo observado a preocupação dos diversos setores da sociedade com a adoção de medidas sustentáveis foi possível concluir com o estudo que a direção rumo a utilização de embalagens sustentáveis é um processo gradativo e em construção.pt_BR
dc.description.abstractThe story of the packaging follows the evolution of mankind. They emerged from the man's need for man to transport food and water, and now are part of our daily lives which are often seen even as consumer goods. Faced with a competitive market, the packages have become part of the differentiation of the organizations strategy, the problem is that they represent a large amount of generated solid waste and the increasing environmental concerns the search for sustainable innovations have been strengthened in several areas, including the Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics industry. Brazil ranks third in the world cosmetics market behind the United States and China the hair category of products are among the most consumed by Brazilians. The study conducted was to analyze trends of use of sustainable packaging shampoos considering the latest releases of the leading companies in the sector in the country. In order to meet the above objective, a qualitative approach to the application of a multiple case study and data collection through a literature search was used. Last years, the five largest cosmetic companies launched a total of 65 shampoos in which 28 showed some sustainable action on their packaging and 37 were launched with traditional packaging. Only two companies made all its latest releases to sustainable appeals. Although noting the concerns of different sectors of society with the adoption of sustainable measures, it was concluded to the study that the direction the use of sustainable packaging is a gradual process and still in construction.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Cosméticospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher217pt_BR
dc.subjectMateriais de embalagempt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectXampupt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleEmbalagens de xampus no mercado brasileiro: uma análise da sustentabilidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Embalagens de xampu no mercado brasileiro_ uma análise de estabilidade.pdf
  Restricted Access
8.17 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.