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Title: A importância do marketing esportivo no futebol.
Authors: FREITAS, Gustavo José da Cruz
MACHADO, Otávio Augusto Duarte
VIEIRA, Rhenan Augusto Rodrigues
Advisor: MACHADO, Joseane Siqueira de Almeida
type of document: Artigo científico
Keywords: Administração;Marketing;Marketing esportivo
Issue Date: 12-Jun-2024
Publisher: 261
Citation: FREITAS, Gustavo José da Cruz; MACHADO, Otávio Augusto Duarte; VIEIRA, Rhenan Augusto Rodrigues. A importância do marketing esportivo no futebol, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2024.
Abstract: O intuito desse trabalho é através de uma revisão bibliográfica apresentar o conceito e origem da administração, do início até os dias atuais, mostrando a sua história e sua evolução pois a administração já era usada antes mesmo de começar a ser analisada e ter a ciência pelas pessoas, falando de estudiosos que foram de extrema importância para o estudo da administração, mostrando suas teorias de forma objetiva e de forma essencial para o desenvolvimento desse estudo, toda via explicando as principais teorias desses grandes profissionais que passaram e deixaram seu conhecimento. Assim partindo para a gestão, contando como é o seu conceito e origem, e dando uma breve resumida nas suas principais ferramentas que ajudam a ter uma eficácia e eficiência no trabalho, para assim ter uma melhor performance nos objetivos planejados. Nesse trabalho de conclusão de curso será pautado a gestão e o marketing esportivo e qual é a sua importância para o futebol, mas é explicado antes como é a gestão de pessoas, pois os humanos são os principais e o mais importante instrumento dentro de qualquer lugar, sendo assim explicando a gestão e falando a sua importância através de pesquisas, até chegar na gestão esportiva, que nos últimos anos vem crescendo por conta da evolução do esporte, falaremos do seu inicio e seu conceito, também deixando claro de como um gestor de esporte precisa agir e atuar, pois esse profissional precisa conhecer muito sobre as diversas áreas de administração, como finanças e contabilidade, recursos humanos e o marketing que é o ponto que falaremos mais afundo. O Marketing esportivo é o principal e até o mais importante estudo para conseguir lucro através do esporte, pois é onde a empresa ter um relacionamento mais próximo com os fãs, torcedores e consumidores do futebol, com isso usa várias estratégias de branding para o seu fortalecimento de marca, uma dessas ferramentas pode ser até mesmo os jogadores, e com os torcedores pode se utilizar o sócio torcedor, para ter uma conexão juntamente com o clube e o torcedor da equipe. Contudo falaremos e explicaremos como é importante o marketing do esporte, para conseguir atingir mais pessoas para o clube esportivo no futebol.
ABSTRACT The purpose of this work is through a bibliographical review to present the concept and origin of administration, from the beginning to the present day, showing its history and evolution as administration was already used before it even began to be analyzed and had science behind it. people, talking about scholars who were extremely important for the study of administration, showing their theories in an objective and essential way for the development of this study, while explaining the main theories of these great professionals who passed on and left their knowledge. So moving on to management, telling us about its concept and origin, and giving a brief summary of its main tools that help to be effective and efficient at work, in order to have better performance in the planned objectives. This course completion work will focus on sports management and marketing and its importance for football, but it is explained first how people management works, as humans are the main and most important instrument within any place. , thus explaining management and talking about its importance through research, until we get to sports management, which in recent years has been growing due to the evolution of sport, we will talk about its beginnings and its concept, also making it clear how a sports manager Sport needs to act and act, as this professional needs to know a lot about the different areas of administration, such as finance and accounting, human resources and marketing, which is the point we will talk about in more depth. Sports Marketing is the main and even the most important study to make a profit through sport, as it is where the company has a closer relationship with football fans, supporters and consumers, thus using various branding strategies to strengthen it. brand, one of these tools can even be the players, and with the fans, the fan partner can be used, to have a connection together with the club and the team's fans. However, we will talk and explain how important sports marketing is, to be able to reach more people for the sports club in football. Keywords: Administration, Management, Marketing, Sports Management and Sports Marketing.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21829
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

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