Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2173
Título: Computação quântica
Título(s) alternativo(s): Quantum computing
Autor(es): SERRA, Nilson do Amaral
Orientador(es): LACERDA, Antonio Alfredo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Computação quântica
Data do documento: 1-Dez-2003
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SERRA, Nilson do Amaral. Computação quântica, 2003. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2003
Resumo: A computação quântica representa um salto decisivo para o futuro da computação. Sua idéia fundamental é definida pelo princípio de dualidade onda/partícula da mecânica quântica, o que possibilita a superposição entre dois estados lógicos representados pelos qubits ou bits quânticos. Através da superposição os qubits podem utilizar simultaneamente todas as combinações conseguidas pelos bits clássicos, característica denominada de paralelismo e que possibilita o exorbitante potencial dos computadores quânticos. A nanotecnologia é considerada como a porta de entrada para a implementação dos computadores quânticos, uma vez que o fenômeno de superposição somente existe na escala nanométrica. Diversas técnicas podem ser usadas para implementação física desses sistemas, sendo a representação através de SPINS nucleares do modelo de ressonância magnética nuclear (NMR), a mais avançada atualmente. Foi Max Plank o cientista responsável pela idéia dos Quanta (plural de quantum) de energia, base da teoria quântica, que há 100 anos tem sido estudada.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2173
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20032S_SERRANilsondoAmaral_TCCPD0499.PDF
  Restricted Access
23.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.