Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21567
Title: Site educacional para programadores iniciantes: teach tech
Authors: LIMA, Alex de Jesus
SOUZA, Alison Costa de
OLIVEIRA, Bárbara Ferreira de
SANTOS, Felipe Santana Ferreira dos
LIMA, Luiz Raone Rodrigues
ARAÚJO, Mikael dos Santos
ALCÂNTARA, Nicolas da Silva
ARAUJO, Pedro Henrique Oliveira
Advisor: GOMES, Fernanda Pereira
type of document: Monografia
Keywords: Sistemas;Educação;Tecnologia
Issue Date: 2-Dec-2023
Publisher: 222
Citation: LIMA, Alex de Jesus; SOUZA, Alison Costa de; OLIVEIRA, Bárbara Ferreira de; SANTOS, Felipe Santana Ferreira dos; LIMA, Luiz Raone Rodrigues; ARAÚJO, Mikael dos Santos; ALCÂNTARA, Nicolas da Silva ARAUJO, Pedro Henrique Oliveira. Site educacional para programadores iniciantes: teach tech. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Desenvolvimento de Sistemas) – Etec de Cotia, Cotia 2023.
Abstract: Este artigo busca documentar a criação de um projeto denominado Teach Tech, um projeto desenvolvido por alunos do ensino médio integrado ao técnico em desenvolvimento de sistemas. Foi destacado as motivações e como os desenvolvedores chegaram à conclusão da realização de um site para auxiliar estudantes iniciantes na programação do Centro Paula Souza. Também é descrita a importância de um ensino gratuito, intuitivo de qualidade que possa elevar o nível dos estudantes brasileiros, uma vez que a tecnóloga tem se desenvolvido a passos largos, se faz necessária a existência de programadores com bem capacitados para suprir as demandas da sociedade brasileira e da ciência. Neste documento há os métodos de pesquisa utilizados e pesquisas para entender quais barreiras outros iniciantes em programação enfrentam para encontrar bons materiais educacionais. Questões que foram cruciais para a criação de um projeto com uma interface de recursos simples e práticos no site para que os usuários possam alcançar o objetivo visado, que cumpre sua importância de ajudar os alunos em adquirirem conhecimento de qualidade e facilitar seus estudos. Nesse sentido, entende-se que o presente artigo, por apresentar a iniciativa de alunos da Etec de Cotia em facilitar o estudo de seus colegas presentes e futuros, pode contribuir e inspirar outras pessoas a cooperarem para um ensino online e acessível para as classes sociais que não possuem grande poder aquisitivo, mas detêm a busca pelo conhecimento.
This article seeks to document the creation of a project called Teach Tech, a project developed by high school students integrated to the technical system development. It was highlighted the motivations and how the developers concluded the realization of a website to assist beginning students in the programming of the Centro Paula Souza. It is also described the importance of a free teaching, intuitive quality that can raise the level of Brazilian students, since the technologist has been developed in strides, the existence of programmers with good skills to meet the demands of Brazilian society and science. In this document there are the research methods used and research to understand what barriers other beginners in programming face to finding good educational materials. Issues that were crucial to the creation of a project with a simple and practical resources interface on the site so that users can achieve the targeted goal, which fulfills its importance of helping students acquire quality knowledge and facilitate their studies. In this sense, it is understood that this article, by presenting the initiative of students of Etec de Cotia in facilitating the study of their present and future colleagues, can contribute and inspire others to cooperate for a remote and accessible education for social classes that do not have great purchasing power, but stop the search for knowledge.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21567
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.