Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21553
Título: Bordados da resistência
Título(s) alternativo(s): Resistance embroidery
Autor(es): ANTONIOLI, Rafaela
Orientador(es): ROMANATO, Daniella
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Alex Paulo Siqueira
GONÇALVES, Graciana Fernanda de Lima
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Moda feminina;Trabalho artesanal
Data do documento: 17-Jun-2024
Editor: 004
Referência Bibliográfica: ANTONIOLI, Rafaela. Bordados da resistência, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi Americana, Americana, 2024
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de têxtil e moda, parte do estudo histórico da relação do bordado como prática artesanal com profundas raízes culturais e do seu uso como ferramenta de resistência política. Historicamente o bordado teve início de forma restrita a função de delimitar o lugar do papel que exercia o gênero feminino, com o passar dos anos, no século XVIII delimitando ainda mais o exercício de bordar para o recorte de classe, bordar tornou-se um passatempo para as mulheres aristocráticas. O trabalho de bordar palavras ou imagens que, de forma delicada, pode demonstrar posicionamentos políticos de resistência e luta por diversas causas, mostrando que para protestar contra algo há diversas formas e uma delas é o bordado, fazendo com que a força do trabalho manual transmita a força de vontade de uma sociedade diferente da qual se vive. Parece urgente revisitar o passado em busca da possibilidade de fazer isto, e uma das inspirações para isso foi Zuzu Angel, estilista brasileira dos anos 1970, a qual exemplifica esse potencial ao utilizar bordados em suas coleções para denunciar a violência da ditadura militar após o desaparecimento de seu filho
This final work for the textile and fashion course is based on the historical study of the relationship between embroidery as a craft practice with deep cultural roots and its use as a tool of political resistance. Historically, embroidery began in a restricted way with the function of delimiting the place of the role played by the female gender, over the years, in the 18th century, further delimiting the exercise of embroidery for class, embroidery became a pastime for aristocratic women. The work of embroidering words or images that, in a delicate way, can demonstrate political positions of resistance and struggle for different causes, showing that there are different ways to protest against something and one of them is embroidery, making the strength of manual work convey the willpower of a different society from which we live. It seems urgent to revisit the past in search of the possibility of doing this, and one of the inspirations for this was Zuzu Angel, a Brazilian designer from the 1970s, who exemplifies this potential by using embroidery in her collections to denounce the violence of the military dictatorship after the disappearance of your son.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21553
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20241S_Rafaela Antonioli_OD2182.pdf
  Restricted Access
3.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Rafaela Antonioli.pdf
  Restricted Access
679.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.