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Título: Aceitabilidade da merenda escolar do estado de São Paulo - Cidade Tiradentes em escolas públicas do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Acceptability of school meals in the state of São Paulo - Tiradentes city in public elementary schools II
Autor(es): SANTOS, Ana Beatriz Alves dos
SANTOS, Domingas Francielli Emilio dos
SOUZA, Laiane Vitoria Alves de
OPORTO, Natália da Silva Araújo
MARTINS, Noemi de Souza
Orientador(es): ANDRADE, Leticia dos Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alimentação escolar;Controle da qualidade
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SANTOS, Ana Beatriz Alves dos. SANTOS, Domingas Francielli Emilio dos. SOUZA, Laiane Vitoria Alves de. OPORTO, Natália da Silva Araújo. MARTINS, Noemi de Souza. Aceitabilidade da merenda escolar do estado de São Paulo - Cidade Tiradentes em escolas públicas do ensino fundamental II, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: A merenda escolar é existente desde 1955, com a efetivação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), o governo tem demonstrado interesse em oferecer alimentação de qualidade para os escolares, visando garantir a permanência dos estudantes nas escolas e diminuir a desnutrição infantil. Esse trabalho teve como objetivo analisar a aceitabilidade da merenda dos alunos nas escolas públicas do estado de São Paulo. Averiguou-se a aceitabilidade e as preferências de estudante da Cidade Tiradentes-SP, com um total de 103 alunos na escola A e escola B 104 alunos do ensino fundamental II, através dos testes de escala hedônica facial e pelo questionário verbal. Destaca-se que a maioria dos alunos de ambas as escolas, apresentaram ser indiferentes em relação a alimentação escolar, sendo que os mesmos comem com frequência a merenda disponibilizada. Também é relevante o resultado exorbitante da preferência de lanches, onde a maioria optou pelo floco de milho sem açúcar, pelo fato de ser um alimento processado. A predileção pelos estudantes pela alface também foi elevada referente as outras opções. Foi possível alcançar os objetivos propostos para analisar a aceitabilidade da merenda escolar, torna-se necessário pesquisas que falam mais sobre a relação da aceitabilidade dos alunos referente a preferência de saladas, vegetais e legumes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21523
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