Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21485
Título: Fatecar: uma tour com realidade aumentada
Título(s) alternativo(s): Fatecar: a tour with augmented reality
Autor(es): MENEZES, Ivan Carlos Alves de
Orientador(es): BODÊ, Jonas
Outro(s) contribuidor(es): LACERDA, Antonio Alfredo
DELLANEGRA, José Antonio
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação;Realidade aumentada;Turismo
Data do documento: 22-Jun-2024
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MENEZES, Ivan Carlos Alves de. Fatecar: uma tour com realidade aumentada, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.
Resumo: O presente trabalho conceitua o desenvolvimento do projeto FatecAR, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Fatec Americana, que utiliza a Realidade Aumentada (RA) para enriquecer a experiência de visitação ao campus. O objetivo é transformar o tour pelo campus em uma experiência interativa e educativa. A metodologia envolveu pesquisas exploratórias e descritivas, entrevistas, análise de documentos institucionais e pesquisas de campo. Ferramentas como Unity e ARCore foram utilizadas no desenvolvimento do protótipo, que abrangeu desde a especificação de requisitos até a implementação e testes. A arquitetura do sistema foi planejada para garantir escalabilidade e eficiência, com foco na experiência do usuário, criando uma interface intuitiva para guiar os usuários. Os resultados indicam que o sistema atende à maioria dos requisitos, proporcionando uma experiência interativa e imersiva. Testes sugerem que o aplicativo reconhece pontos turísticos da faculdade e sobrepõe informações em tempo real com precisão satisfatória de localização. Este trabalho demonstra a viabilidade técnica e o impacto positivo da RA no contexto educacional.
This paper conceptualizes the development of the FatecAR project, a Final Graduation Project (TCC) at Fatec Americana, which uses Augmented Reality (AR) to enhance the campus visit experience. The objective is to transform the campus tour into an interactive and educational experience. The methodology involved exploratory and descriptive research, interviews, analysis of institutional documents, and field research. Tools such as Unity and ARCore were utilized in the development of the prototype, covering requirements specification, implementation, and testing. The system architecture was designed to ensure scalability and efficiency, focusing on user experience by creating an intuitive interface to guide users. Results indicate that the system meets most requirements, providing an interactive and immersive experience. Tests suggest that the application recognizes campus landmarks and overlays real-time information with satisfactory location accuracy. This work demonstrates the technical feasibility and positive impact of AR in the educational context.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21485
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20241S_Ivan Carlos Alves de Menezes_OD2100.pdf
  Restricted Access
1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TA - Ivan Carlos Alves de Menezes.pdf
  Restricted Access
1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.