Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21424
Title: | Avaliação do conhecimento dos alunos de um curso técnico em enfermagem a respeito do transtorno de ansiedade social |
Authors: | ANTÔNIO, Camila de Souza Silva OLIVEIRA, Priscila Aparecida da Silva Hienne SANTOS, Elisangela Cantares |
Advisor: | NEGRÉ, Glaucia Regina Lopes |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ansiedade |
Issue Date: | Jun-2024 |
Publisher: | 091 |
Citation: | ANTÔNIA, Camila de Souza Silva; OLIVEIRA, Priscila Aparecida da Silva Hienne; SANTOS, Elisangela Cantares. Avaliação do conhecimento dos alunos de um curso técnico em enfermagem a respeito do transtorno de ansiedade social, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso( Curso Técnico em Enfermagem) - Etec Paulino Botelho, São Carlos, 2024. |
Abstract: | Transtorno de Ansiedade Social causado por emoções de medo e de ansiedade exagerada em relação a circunstâncias sociais a que o indivíduo é exposto. Os fóbicos sociais com regularidade afastam-se de acontecimentos sociais ou resistem, com intenso medo ou ansiedade. É uma condição que vai além da ansiedade comum, interferindo significativamente na vida diária das pessoas, compartilham características comuns, como medo excessivo e irracional. O objetivo da pesquisa foi avaliar o conhecimento de alunos de um curso técnico em enfermagem sobre o TAS. Tratou-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa em que se propôs a elaboração de um instrumento para avaliar o conhecimento dos alunos sobre o TAS. O presente estudo ocorreu numa escola técnica estadual na cidade de São Carlos e foi desenvolvido em 3 fases composta pela aplicação do instrumento pré-intervenção aos alunos, composta pelo desenvolvimento de slides para a fundamentação teórica e a reaplicação do instrumento pós-intervenção. O instrumento que foi composto por
10 questões, foi aplicado para 34 alunos. A intervenção trouxe compreensão e conscientização sobre o conteúdo, contribuindo para os futuros profissionais da enfermagem, pois poderão proporcionar um cuidado de maior qualidade e mais humanizado que irá resultar em uma melhora da qualidade de vida do paciente e enfatizar sobre a importância da divulgação da doença aos futuros profissionais de enfermagem. Social Anxiety Disorder caused by emotions of fear and exaggerated anxiety in relation to social circumstances to which the individual is exposed. Social phobics regularly withdraw from or resist social events with intense fear or anxiety. It is a condition that goes beyond ordinary anxiety, interfering significantly in people's daily lives, sharing common characteristics such as excessive and irrational fear. The aim of the research was to assess the knowledge of students on a technical nursing course about TAS. This was a methodological development study with a quantitative approach in which it was proposed to develop an instrument to assess students' knowledge of TAS. This study took place in a state technical school in the city of São Carlos and was carried out in three phases, consisting of the application of the pre- intervention instrument to the students, the development of slides for the theoretical basis and the re-application of the post-intervention instrument. The instrument, which consisted of 10 questions, was applied to 34 students. The intervention brought understanding and awareness of the content, contributing to future nursing professionals, as they will be able to provide higher quality and more humanized care that will result in an improvement in the patient's quality of life and emphasize the importance of disseminating the disease to future nursing professionals. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21424 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC- TAS-2024.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.