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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21354
Title: | O uso de biocombustíveis no Brasil e no seu potencial de reduzir a emissão de gases de efeito estufa |
Authors: | SOUZA, Francine Matos Pereira de |
Advisor: | MELO, Sandra Maria de |
Other contributor: | TEIXEIRA NETO, Euclides GUERREIRO, Renato Tadeu |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Biocombustíveis;Efeito estufa |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | 177 |
Citation: | SOUZA, Francine Matos Pereira. O uso de biocombustíveis no Brasil e seu potencial de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. 2011. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em biocombustíveis) Fatec Araçatuba - Prof. Fernando Amaral de Almeida Prado, Araçatuba, 2011. |
Abstract: | A queima de combustíveis fósseis tem larga contribuição no agravamento da poluição
atmosférica e tem sido apontado como uma das causas das alterações climáticas. Nesse
contexto, os biocombustíveis representam uma alternativa ecológica e sustentável. A
produção de oxigênio por meio da fotossíntese nas culturas supera a quantidade de dióxido de
carbono emitido na cadeia produtiva, que é consumido fechando-se num ciclo. Através do
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), estabeleceu-se o comércio de créditos de
carbono que oferece compensações financeiras a países com projetos de redução de CO2. O
objetivo deste trabalho foi caracterizar, através de levantamento bibliográfico, os principais
biocombustíveis utilizados no setor de transportes terrestres brasileiro e avaliar seus
benefícios para redução nas emissões. The burning of fossil fuels has a large contribution to the worsening air pollution and has been appointed as one of the causes of climate change. In this context, biofuels represent an ecologically sustainable alternative. The oxygen production by photosynthesis in cultures exceeds the amount of carbon dioxide emitted in the production chain, which is consumed in a closed cycle. Through the Clean Development Mechanism (CDM), established the trade in carbon credits that provides financial compensation to countries with projects to reduce CO2. The objective of this study was to characterize, through literature, the main biofuels used in road transport sector in Brazil and to evaluate their benefits for reducing emissions. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21354 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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