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Título: Transformando visões em ações sustentáveis: o poder do marketing verde na construção de um futuro ecologicamente consciente
Autor(es): AMARAL, Stacy Larissa Donato do
ARRUDA, Nicole Carolina Rodrigues de
Orientador(es): MATOS, Diego Salviano de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Marketing ambiental;Sustentabilidade
Data do documento: Jun-2024
Editor: 091
Referência Bibliográfica: AMARAL, Stacy Larissa Donato do; ARRUDA, Nicole Carolina Rodrigues de. Transformando visões em ações sustentáveis: o poder do marketing verde na construção de um futuro ecologicamente consciente, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso( Curso Técnico em Adminsitração) - Etec Paulino Botelho, São Carlos, 2024.
Resumo: Este artigo analisa a relevância crescente do marketing verde e do consumidor verde diante das mudanças climáticas e ambientais. Explora-se a integração do marketing verde no contexto tradicional e a importância de atender às demandas do consumidor preocupado com o meio ambiente. O greenwashing, prática que distorce a imagem de responsabilidade ambiental, é identificado como um desafio significativo, com consequências para os consumidores. A pesquisa propõe identificar, verificar e contextualizar os conceitos do marketing verde, traçando suas diferenças estratégicas e analisando o greenwashing corporativo. A metodologia inclui análise de conteúdo de anúncios ecológicos e pesquisa de campo com consumidores. Os resultados preliminares destacam o interesse do público feminino em produtos ecológicos, especialmente na faixa etária entre 33 e 40 anos. Além disso, a maioria dos consumidores demonstra conscientização ambiental e disposição para apoiar marcas sustentáveis, mesmo diante de possíveis aumentos de preço.
This article analyzes the growing relevance of green marketing and the green consumer in the face of climate and environmental changes. The integration of green marketing in the traditional context and the importance of meeting the demands of consumers concerned about the environment are explored. Greenwashing, a practice that distorts the image of environmental responsibility, is identified as a significant challenge, with consequences for consumers.The research proposes to identify, verify and contextualize the concepts of green marketing, outlining their strategic differences and analyzing corporate greenwashing. The methodology includes content analysis of ecological advertisements and field research with consumers. Preliminary results highlight the interest of the female public in ecological products, especially in the age group between 33 and 40 years old. Furthermore, most consumers demonstrate environmental awareness and a willingness to support sustainable brands, even in the face of possible price increases.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21254
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