Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21209
Título: Música Azul: um aplicativo de aprendizagem para crianças com transtorno do espectro de autismo
Título(s) alternativo(s): Blue Music: a learning app for children with autism spectrum disorder
Autor(es): FURLAN, Mauricio Tomesani
Orientador(es): PERETTO, Lincon Moreira
Outro(s) contribuidor(es): FURGERI, Sérgio
GABALDI, Vera Marcia
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista;Jogos de computador
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FURLAN, Mauricio Tomesani. Música Azul: um aplicativo de aprendizagem para crianças com transtorno do espectro de autismo, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: O Transtorno do espectro de autismo (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental que é apresentado nos primeiros anos de vida, mesmo com aproximadamente 70 milhões de pessoas diagnosticadas no mundo os registros tendem a ser tardios, devido à falta de informações e diagnostico, sendo assim ainda não foi encontrado a cura, mas sabe-se que quanto mais cedo a criança for diagnosticada mais eficaz será o tratamento. O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de um jogo chamado Música Azul, disponibilizado para dispositivos móveis na plataforma Android com o objetivo de auxiliar o aprendizado de crianças com TEA. Na fundamentação teórica são apresentados alguns conceitos chave, como autismo, método TEACCH e musicoterapia, os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em um conjunto de trabalhos relacionados. A pesquisa experimental foi aplicada a este projeto, para isso foi utilizada a linguagem brasileira LUA juntamente com o framework multiplataforma Corona SDK tornando o aplicativo acessível para Android e IOS. O jogo teve a música como tema principal e está dividido em quatro níveis utilizando a metodologia TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Limitações), auxiliando crianças através de sons e imagens levando a aprendizagem das notas musicais, seus respectivos sons e coordenação motora. O aplicativo também permite gravações das melodias onde o usuário poderá compartilhar com seus familiares e amigos, transformando seu aprendizado de forma leve através da brincadeira e estimulando o seu desenvolvimento na interação social. O aplicativo foi publicado na loja da Google Play, a loja oficial de aplicativos para sistemas Android, tornando-o acessível para os usuários. O aplicativo também foi analisado e testado por profissionais da área e pessoas que possuem parentes próximos com autismo. Os resultados alcançados apresentaram um jogo intuitivo, objetivo e condizente com a metodologia TEACCH, porém, com suas limitações por não conseguir atender crianças com autismo enquadradas em casos clínicos críticos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21209
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURICIO TOMESANI FURLAN.pdf
  Restricted Access
1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.