Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21204
Título: Análise do ganho de assertividade na aplicação de agrupamento de dados na análise de cesto de compras
Título(s) alternativo(s): Analysis of assertiveness gains in the grouping application data in shopping basket analysis
Autor(es): CRUZ, Johny Willian Neves da
Orientador(es): PERETTO, Lincon Moreira
Outro(s) contribuidor(es): ROQUE, Wellington
YANO, Inácio Henrique
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mineração de dados;Python;Vendas;Linguagem de programação
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CRUZ, Johny Willian Neves da. Análise do ganho de assertividade na aplicação de agrupamento de dados na análise de cesto de compras, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: A dificuldade em estimar vendas e mensurar volume de estoque que atendam a demanda dos clientes muitas vezes está atrelada à falta de entendimento do comportamento dos clientes no momento da compra. Uma vez que uma loja entende o padrão de compra de seus clientes é possível verificar quais produtos esses clientes compram no mesmo cesto de compras e quais produtos podem influenciar a venda de outros. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia que seja adequada para a realização da mineração de dados de um comércio eletrônico utilizando o algoritmo de agrupamento de dados K-means e o algoritmo de associação Apriori que permite realizar a análise da cesta de compras retornando regras de associações que refletem o padrão de compras dos clientes. Nos dados de vendas foi aplicado o processo do KDD, primeiro utilizando esse processo em uma análise linear realizando a mineração de regras de associação e logo em seguida foi utilizado da característica iterativa do KDD para minerar clusters, voltar para a fase de transformação dos dados e logo em seguida minerar as regras de associação presentes em cada cluster. Para isso foi desenvolvida uma API utilizando a linguagem de programação Python, que recebe uma categoria de produto e retorna as recomendações de outras categorias de produtos que geralmente são comprados juntos. Como resultado, observou-se um ganho de eficiência na aplicação dos dois processos de mineração para identificar produtos que são comprados em conjunto.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21204
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOHNY WILLIAN NEVES DA CRUZ.pdf
  Restricted Access
788.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.